No dia 15 de maio, aconteceu o Fórum Paranaense de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis 2023, liderado pela Comissão de Coordenadores e Professores de Cursos de Ciências Contábeis do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR). O evento foi transmitido gratuitamente pela TV CRCPR e apresentou os desafios e oportunidades no processo de curricularização da extensão nos cursos de Ciências Contábeis, bem como projetos de sucesso na área. Os palestrantes foram os contadores e professores Jessé Alencar da Silva, Márcia Maria dos Santos Bortolocci e Cristiane Krüger. O evento foi mediado pela conselheira do CRCPR, Gisele Machioski.
"A nossa preocupação, enquanto estudiosos do ensino superior, é sempre aprimorar a nossa relação entre ensino e aprendizagem, a interação entre professor e aluno. Porém, agora temos outro elemento nessa relação de interação: a comunidade. O papel da extensão vai além do assistencial. É uma prática que permite aplicar, compartilhar e produzir conhecimento", comentou Márcia Bortolocci.
Mestre em Administração e líder do grupo de pesquisa (CNPq) Núcleo de Pesquisas e Estudos em Controle Gerencial, Márcia Bortolocci iniciou sua apresentação contextualizando as diferentes diretrizes do ensino, até chegar na curricularização da extensão e suas práticas.
Entre os desafios da curricularização destacados pela professora estão: a complexidade da extensão, as questões institucionais de registro, acompanhamento e avaliação e o financiamento e planejamento estratégico necessário para a sua aplicação. As oportunidades encontradas vão desde a promoção de uma universidade mais próxima da sociedade, por meio da valorização da ciência, até a contribuição para uma sociedade mais inclusiva.
O mestre em Economia/Controladoria, com MBA em Gestão Educacional e especialização em Educação a Distância, Jessé Alencar da Silva, ministrou palestra sobre "Experiências na implementação e funcionamento do NAF na UEPG". O NAF - Núcleo de Apoio Contábil Fiscal, fruto de uma parceria entre a Receita Federal (RFB) e Instituições de Ensino Superior (IESs), como a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), possui como objetivo oferecer serviços contábeis e fiscais de forma gratuita para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo. O professor explicou como ocorre o funcionamento desse projeto de extensão no meio acadêmico:
"As instituições de ensino superior fornecem um espaço em suas instalações onde os estudantes que são capacitados em cursos ministrados pela RFB, prestam atendimento à sociedade, exercendo a cidadania fiscal por meio da prática. Além disso, coexistem os grupos de estudos e de atendimento, nos quais os estudantes são organizados em equipes e coordenados por um docente, para atendimento de casos mais complexos", completou Silva.
A última palestra foi ministrada pela doutora e mestra em Administração, Cristiane Krüger, que relatou sua atuação como coordenadora do projeto de extensão Educação Fiscal na Contabilidade (campeão do Prêmio Nacional de Educação Fiscal em 2020), desenvolvido na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde atua como professora adjunta do departamento de Ciências Contábeis. O projeto se destacou como um case de sucesso devido a uma parceria entre a IESs e a Prefeitura de Santa Maria, que já vinha desenvolvendo ações de Educação Fiscal nas escolas do município.
"O objetivo do projeto é aproximar os estudantes da sociedade por meio de ações de Educação Fiscal, nas quais são repassados conhecimentos e oportunizados serviços relacionados à Nota Fiscal Gaúcha, à divulgação de campanhas de fomento à destinação de IR devido, ao Devolve ICMS, entre outros programas, além de auxiliar a população mais carente na atualização de seus cadastros" comentou Cristiane.
As palestras do Fórum Paranaense de Professores e Coordenadores de Ciências Contábeis 2023 estão disponíveis na íntegra na TV CRCPR. Para assistir, é só clicar no vídeo abaixo:
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.