OFÍCIO Nº 18/2025 – SMFF Curitiba, 17 de dezembro de 2025.
Assunto: Opção pelo Simples Nacional
A Prefeitura de Curitiba, por meio do Fisco Municipal, informa que, após o processamento antecipado do Termo de Opção ao Simples Nacional 2026, foi identificado que 159.621 empresas possuem pendências tributárias municipais, o que impede o ingresso ou a permanência no regime no próximo exercício.
O levantamento considerou 1.263.729 CNPJs. A regularização das pendências deve ocorrer antes do período oficial de opção, estabelecido pelo Comitê Gestor do Simples Nacional entre 02 e 30 de janeiro de 2026, mediante quitação à vista ou parcelamento regular dos débitos municipais.
A atuação antecipada do Fisco Municipal permite que os contribuintes tenham prazo hábil para saneamento das pendências, prevenindo indeferimentos no momento da opção e contribuindo para a justiça fiscal, a concorrência leal e a adequada preparação das empresas para o exercício seguinte.
Pendências que impedem a opção pelo Simples Nacional:
- Débitos de ISS, IPTU e taxas municipais;
- Multas e autos de infração não quitados;
- Enquadramento em regimes específicos incompatíveis com o Simples Nacional: ISS Fixo (exceto escritórios contábeis), Tecnoparque e ISS Tecnológico.
Observação: parcelamentos regulares e adimplentes, em regra, saneiam a pendência.
Regularização on-line:
1. Consulta da situação fiscal:https://isscuritiba.curitiba.pr.gov.br/iss/(Aba “Opção Simples Nacional”, mediante CNPJ
2. Quitação ou parcelamento: Emissão de guias ou formalização de parcelamento on-line.
3. Acompanhamento: Verificação da atualização do status no sistema.
4. Opção pelo Simples Nacional: Realização da opção no Portal do Simples Nacional, no período de 02 a 30 de janeiro de 2026.
A permanência de débitos municipais implicará exclusão do Simples Nacional, com aumento da carga tributária e das obrigações acessórias. Recomenda-se que a regularização seja providenciada com antecedência, considerando os prazos de processamento dos pagamentos e parcelamentos
*Com informações da Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC)
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.