Seminário sobre o Cadastro Sincronizado Nacional será realizado no CRCPR em agosto.

Um seminário demonstrando, em detalhes, como funciona o Cadastro Sincronizado Nacional será ministrado, no dia 4 de agosto, no horário das 8h30 às 17h30, no auditório do CRCPR, por técnicos da Receita Federal do Brasil e da prefeitura de Curitiba. O evento foi definido, hoje, 9 de julho, por representantes da Receita Federal e prefeitura de Curitiba em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa no Estado do Paraná (SescapPR) e Sindicato dos Contabilistas de Curitiba (Sicontiba).

A iniciativa da Receita Federal e da prefeitura foi prontamente acatada e elogiada pelo presidente do CRCPR, Paulo Caetano. ?Com o apoio das entidades, o CRC se encarregará da parte logística do evento?, adiantou. ?As entidades poderão ser multiplicadoras das informações?, acrescentou o vice-presidente do CRCPR, Mauro Luís Moreschi. O seminário será destinado especialmente às pessoas que operam, lidam com o Cadastro Sincronizado nos escritórios, alerta Antônio Romildo Mileck, da Divisão de Alvará da prefeitura. Sugeriu o presidente do Sicontiba, Narciso Doro, seja criado um plantão de orientação no CRCPR, até o final do ano.

A importância da parceria com as entidades contábeis foi destacada pelo chefe da Divisão de Interação com o Cidadão da Receita Federal, Francisco H. B. Reinhardt. O presidente do SescapPR, Mário Berti, reforçou a necessidade de aprofundar esse diálogo, uma vez que o contabilista ?é o depositário dos problemas de relacionamento entre a Receita Federal e os contribuintes?. O conselheiro do CRCPR Armando Lira descreveu as dificuldades que os contabilistas enfrentam na Receita. Já o presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio, fez questão de salientar que as manifestações das entidades junto à Receita ?não podem ser vistas como agressão: é que estamos no meio do furacão e a Receita, tendo um dos sistemas (softwares) dos mais avançados do mundo, não haveria motivos para tantas dificuldades?, disse.

Além de outros representantes das entidades, participaram ainda da reunião, no auditório do CRCPR: Dalton Luiz França Marques e João Abreu Schuster, pela Receita Federal; Obdias Ramos dos Santos, pela prefeitura.