Promovida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a I Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (Secofem), teve início nesta segunda-feira (24). O objetivo é aprimorar e atualizar o conhecimento de profissionais que atuem no setor público, de gestores municipais, estaduais e de tribunais de contas, envolvidos em rotinas de contabilidade e responsabilidade fiscal.
Neste ano, a Secofem será inteiramente on-line devido às medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Durante a abertura, o vice-presidente técnico do CFC, Idésio Coelho, reconheceu este fato como uma nova possibilidade. “Esperamos que essa experiência funcione bem para, quem sabe, realizarmos esses eventos no formato presencial e virtual”.
Segundo Gildenora Batista, subsecretária de Contabilidade Pública do Tesouro Nacional, a programação foi construída com base nos assuntos mais procurados em edições anteriores. “A ideia é que os temas tenham um impacto significativo na gestão contábil e fiscal dos entes. Compartilhando ensinamento presentes nos editais da STN, no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e no Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF)”, explicou.
No primeiro dia, foi ministrada a disciplina Fundamentos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) pela professora Cláudia Magalhães. No total, mais de 600 pessoas acompanharam a transmissão via Zoom e YouTube.
As atividades seguem até o dia 4 de setembro. Para acessar a programação completa, clique aqui.
Fonte: CFC
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.