As Câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina, Administração e Finanças, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Profissional, Registro e Controle Interno realizaram, no dia 29 de agosto, as reuniões regimentais mensais, cujas pautas incluíram análise de processos, discussão de projetos e outras pendências administrativas.
As reuniões das Câmaras de Fiscalização e de Ética e Disciplina aconteceram sob a coordenação do vice-presidente Michel Melhem. Os conselheiros analisaram 19 processos na Câmara de Ética e Disciplina e sete na Câmara de Fiscalização, além de arquivarem 17 processos, devidamente regularizados.
Participaram os conselheiros Alberto Barbosa, Anselmo Luiz Pedrangelo, Carlos Augusto Bittencourt Gomes, Carolina Araujo dos Santos Feijó, Cesar Alberto Ponte Dura, Eunice Maria Cavali Duarte, Eva Schran de Lima, Fernando Antonio Borazo Ribeiro, Francisco Savi, Gisele Martins Machioski, Glicério Rampazzo, Julio Ricardo Morona, Luiz Fernando Ferraz, Marcia Ogido Hokama, Narciso Dóro Júnior, Nelinho Kukla, Rafael Benjamim Cargnin, Rodinei Bonfadini e Rosemere Kiyomi Hayashi.
A reunião da Câmara de Registro foi conduzida pela vice-presidente Ariane Yumi de Almeida Rocha e contou com a participação dos conselheiros Nelinho Kukla e Rosemere Kiyomi Hayashi, e a gerente de Registro e Relacionamento, Celita Paltanin.
Foram apreciados 208 ritos processuais. Além disto, foram avaliados os números de registro de profissionais e organizações contábeis, comunicações de cobranças, e participações da vice-presidente em entidades e eventos no mês de julho.
Foram discutidos o envio de mais de 7 mil notificações de lançamento da anuidade de 2024 e mais de 2 mil notificações de lançamento referente a multa de eleição de 2023. Além disso, em 14 de agosto, esgotadas tentativas de recuperação de crédito amigável, iniciou-se em o protesto de débitos. Outro ponto da pauta foi a primeira edição de 2024 do Exame de Suficiência, que apresentou o maior índice de aprovação dos últimos cinco anos, tendo no total 1719 candidatos aprovados, o que representa 53,2% de aprovados.
A reunião da Câmara de Administração e Finanças aconteceu sob a coordenação do vice-presidente Jefferson Paulo Martins e contou com a participação do conselheiro Rodinei Bonfadini, do gerente operacional Maurício Ostrowski Júnior, do gerente da Divisão Financeira, Contábil e RH, Valdair de Souza, e da coordenadora da Divisão Governança, Riscos, Compliance e Qualidade, Jeruza Moura Burges.
Foram discutidos relatórios contábeis e financeiros, os processos relacionados às recentes contratações e os procedimentos renovados, bem como as atividades desenvolvidas pela Comissão de Governança, Riscos, Compliance e LGPD.
A Câmara de Desenvolvimento Profissional reuniu-se sob a coordenação do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Laudelino Jochem, com o apoio do gerente Dirceu Zonatto. Participaram ainda os conselheiros Cesar Alberto Ponte Dura, Gisele Martins Machioski e Rafael Benjamim Cargnin Filho.
Na sequência, a Comissão de Educação Profissional Continuada (CEPC) analisou a homologação de 38 atividades para pontuação no EPC, sendo 21 cursos, 10 pós-graduações, duas produções intelectuais, duas docências e um evento.
Também esteve presente, representando a CEPC, Sérgio Augusto da Porciuncula Júnior e Roberto Marques de Figueiredo.
A Câmara de Controle Interno, que trabalha com questões orçamentárias e administrativas, teve a reunião conduzida pelo vice-presidente Claudio Luiz Brunetto, com a participação dos conselheiros Luiz Fernando Ferraz e Eunice Maria Cavali Duarte, e apoio do controlador interno, Rafael Amaral.
Foram aprovados os balancetes do mês de julho e verificadas as atualizações dos dados abertos do Portal da Transparência. Além disto, a Câmara realizou o acompanhamento do planejamento de contratações.
A reunião da Câmara de Desenvolvimento Regional reuniu-se com a presença do vice-presidente Danilo Alves Grani, e dos conselheiros Glicério Rampazzo e Lauri Helfenstein.
Os participantes conversaram sobre os eventos ocorridos no interior do estado, como a "Imersão em Normas Contábeis e ESG", que aconteceu em Francisco Beltrão, com a participação ativa das delegacias de Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Pato Branco, Palmas, Planalto, Pranchita e Realeza, na qual se discutiram temas críticos como o futuro do curso de Ciências Contábeis e a fiscalização exercida pelo CRCPR. Outro assunto de destaque, foi a continuidade do programa "Por Dentro do CRCPR", planejado para oferecer uma visão detalhada e abrangente das operações e práticas do Conselho, permitindo aos participantes uma oportunidade para entender mais sobre o trabalho do CRCPR. Desta vez, o programa recebeu os delegados Márcio Ziarecki, de Castro, Marcos Antônio Kastl, de Ponta Grossa; e os presidentes de Sindicato Carlos Alberto Cripa, de Paranavaí, e Maurício Cavalli, de Ponta Grossa. A programação foi cuidadosamente elaborada para oferecer uma visão completa das operações e práticas do conselho, reforçando o compromisso com a transparência e o engajamento contínuo. Além disso, a pauta englobou as recentes mudanças regulatórias, com a promulgação da Resolução do CFC nº 1.724/2024, que altera a disciplina sobre as representações dos CRCs fora de suas sedes.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.