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As Câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina, Administração e Finanças, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Profissional, Registro e Controle Interno realizaram suas respectivas reuniões, no dia 24 de abril, cujas pautas incluíram análise de processos, discussão de projetos e outras pendências administrativas. 

Na quinta-feira, aconteceu ainda a reunião mensal do Conselho Diretor, liderada pelo presidente Everson Breda Carlin, com os vice-presidentes Jefferson Paulo Martins (Administração e Finanças); Michel Melhem (Fiscalização, Ética e Disciplina); Laudelino Jochem (Desenvolvimento Profissional); Claudio Luiz Brunetto (Controle Interno); Eva Schran de Lima (Relações Sociais); Ariane Yumi de Almeida Rocha (Registro); e Danilo Alves Grani (Desenvolvimento Regional); que contou também com a participação do diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo



Câmaras



As reuniões das Câmaras de Fiscalização e de Ética e Disciplina aconteceram sob a coordenação do vice-presidente Michel Melhem. Os conselheiros analisaram 14 processos na Câmara de Ética e Disciplina e 11 na Câmara de Fiscalização.

Participaram os conselheiros Alberto Barbosa, Anselmo Luiz Pedrangelo, Carlos Augusto Bittencourt, Carolina Araujo dos Santos Feijó, Cesar Alberto Ponte Dura, Eva Schran de Lima, Fernando Antonio Borazo Ribeiro, Francisco Savi, Gisele Martins Machioski, Glicério Rampazzo, Julio Ricardo Morona, Lauri Helfenstein, Luiz Fernando Ferraz, Marcia Ogido Hokama, Narciso Dóro Junior, Nelinho Kukla, Rafael Benjamim Cargnin, Rodinei Bonfandini e Rosemere Kiyomi Hayashi.



A reunião da Câmara de Registro foi conduzida pela vice-presidente Ariane Yumi e contou com a participação dos conselheiros Rosemere Kiyomi Hayashi e Nelinho Kukla, e da gerente de Registro e Relacionamento, Celita Paltanin.

Foram apreciados 342 ritos processuais e avaliados os atendimentos realizados, assim como o número de registros de profissionais e organizações contábeis, e as participações da vice-presidente em entidades e eventos no mês. Os principais assuntos abordados foram a 1ª edição do Exame de Suficiência de 2025, realizada no dia 6 de abril, e o evento exclusivo que o Conselho realizou para aprovados em Exames anteriores, no dia 23 de abril.



A reunião da Câmara de Administração e Finanças aconteceu sob a coordenação do vice-presidente Jefferson Paulo Martins e contou com a participação dos conselheiros Anselmo Luiz Pedrangelo e Rodinei Bonfadini, do gerente operacional Maurício Ostrowski Júnior, do gerente da Divisão Financeira, Contábil e RH, Valdair de Souza, do gerente de Compras, Licitações e Contratos, Alisson Bobato Dalsanto, e da coordenadora da Divisão Governança, Riscos, Compliance e Qualidade, Jeruza Moura Burges.

Foram discutidos relatórios contábeis e financeiros, os processos relacionados às recentes contratações e as renovações, processos de isenção de débitos, assim como as atividades desenvolvidas pela Comissão de Governança, Riscos, Compliance e LGPD. Também discorreram sobre o plano de conscientização e a estrutura de governança do Conselho.



A Câmara de Desenvolvimento Profissional reuniu-se sob a coordenação do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Laudelino Jochem, com o apoio do gerente Dirceu Zonatto. Participaram ainda os conselheiros Cesar Alberto Ponte Dura, Rafael Cargnin Filho e Gisele Martins Machioski; e o profissional Sérgio Augusto da Porciuncula. Na ocasião, os integrantes discutiram um processo sobre gravação de Escola Técnica. 

Na sequência, a Comissão de Educação Profissional Continuada (CEPC) realizou a homologação de diversas atividades para pontuação no EPC, como 44 cursos, nove pós-graduações e três eventos.




A Câmara de Controle Interno, que trabalha com questões orçamentárias e administrativas, teve a reunião conduzida pelo vice-presidente Claudio Luiz Brunetto, com a participação do conselheiro Luiz Fernando Ferraz e apoio do Controlador Interno do CRCPR, Rafael Amaral.

Foram aprovados os balancetes do mês de março e acompanhados o andamento dos indicadores de gestão (SGI) e o planejamento das contratações, assim como a atualização dos dados abertos no Portal da Transparência. A equipe também analisou processo da Câmara de Desenvolvimento Profissional para gravação de evento, em maio. Outro assunto discutido foi o remanejamento de dotações no orçamento vigente, bem como a minuta da portaria CRCPR nº 043/2025 – Serviços de Internet.

O grupo conversou ainda sobre as auditoria interna e apoio à Divisão de Fiscalização em relação aos controles de convênios. Além disso, discutiram sobre apoio a Divisão de Registro e Relacionamento nos controles de débitos em relação as notificações, editais, protestos e execuções fiscais.




A Câmara de Desenvolvimento Regional composta pelo vice-presidente Danilo Alves Grani e pelos conselheiros Glicério Rampazzo e Lauri Helfenstein, debateu sobre a relevância da presença dos delegados representantes e a necessidade de estreitar ainda mais a ligação entre as regiões do interior do estado e o Conselho.

Destacaram ainda o calendário anual de reuniões regionais e a importância do aprimoramento do Encontro Anual de Representantes, a fim de ampliar o engajamento e garantir que as pautas se convertam em ações efetivas. Além disso, discutiu-se também a campanha de destinação do Imposto de Renda aos Fundos da Infância e da Adolescência e Fundo do Idoso, enfatizando a parceria com a Receita Federal para desmistificar a malha fina e aumentar a confiança dos contribuintes. A Câmara reforçará a estratégia de sensibilização dos profissionais da contabilidade com materiais de comunicação simplificados e rodadas de esclarecimentos junto às delegacias regionais.




Tarde do Conhecimento

Na tarde de quinta-feira (24), a vice-presidente de Registro Ariane Yumi, conversou com os conselheiros do CRCPR sobre como dialogar com a nova geração de estudantes de Ciências Contábeis e demonstrou a aplicação da nova palestra para Instituições de Ensino sobre "O novo profissional contábil".

Ariane abordou como fala sobre os aspectos mais relevantes da profissão contábil regulamentada e as estatísticas de registro. A vice-presidente explicou ainda sobre as áreas de atuação do contador e diferentes possibilidades de estilo de carreira, como a de "nômade digital", em que se pode trabalhar remotamente usando a internet viajando ou mudando de lugar com frequência.


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