ESPAÇO DA COMISSÃO CRCPR ENSINO PARA DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS DO SEGMENTO
"A aplicação do modelo de Relato Integrado (RI) como instrumento de prestação de contas tem ganhado espaço no setor público brasileiro. Um estudo publicado na Revista de Contabilidade e Controladoria investigou como o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) tem aderido ao modelo, conforme orientações do Tribunal de Contas da União (TCU), especialmente à Decisão Normativa nº 187/2020. A pesquisa foi conduzida por Isabelle Caroline Bevilaqua, Enio Gabriel Meniqueti e João Pedro Pizzólio de Souza, com base na análise dos Relatórios de Gestão do CRCPR, entre 2018 e 2023.
Utilizando a Ferramenta de Autoavaliação proposta pelo TCU, o estudo avaliou a presença e a qualidade de cinco elementos-chave do RI nos relatórios: mensagem do dirigente máximo, visão geral organizacional e ambiente externo, riscos e oportunidades, governança e estratégia, e informações orçamentárias e financeiras. Os dados revelaram uma evolução significativa no nível de aderência do CRCPR aos princípios do RI ao longo dos anos, passando de 62% em 2019 para 86% em 2023.
Entre os elementos avaliados, destacaram-se positivamente a mensagem da presidência e o tratamento de riscos, oportunidades e perspectivas, ambos com pontuação máxima nos últimos dois anos. Já o componente relacionado às informações orçamentárias, financeiras e contábeis manteve-se abaixo de 60% de aderência em todo o período analisado, principalmente pela ausência de links para demonstrações contábeis completas e a não divulgação de pareceres de auditoria independente.
O estudo também evidencia que, com o tempo, os relatórios passaram a incorporar mais informações alinhadas ao pensamento integrado, como o mapeamento de riscos, apresentação do modelo de negócios e impacto das mudanças externas na profissão contábil. Esses avanços sugerem mais maturidade do CRCPR na adoção do RI e no fortalecimento da transparência perante seus públicos de interesse.
Para os autores, os resultados reforçam a viabilidade da adoção do Relato Integrado por entidades públicas, desde que acompanhada de monitoramento contínuo, capacitação interna e disposição para aprimorar a comunicação institucional. A pesquisa também valida a Ferramenta de Autoavaliação como um recurso relevante para as Unidades Prestadoras de Contas (UPCs) identificarem pontos fortes e fragilidades na prestação de contas pública."
No artigo completo publicado na Revista de Contabilidade e Controladoria, o item 4.2.5, que trata das informações orçamentárias, financeiras e contábeis destaca, no primeiro parágrafo, que “o CRCPR divulgou suas demonstrações contábeis, incluindo a declaração do contador, balanço patrimonial, balanço orçamentário, balanço financeira e notas explicativas.”
No parágrafo seguinte relata, “Contudo, em nenhum dos períodos analisados, há a publicação das conclusões de auditorias independentes, nem os endereços eletrônicos para acesso às demonstrações contábeis e notas explicativas.”
Em relação à auditoria independente cabe primeiro esclarecer que não há previsão legal da necessidade dessa prática, embora o CRCPR seja auditado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Ocorre que, segundo as normativas do TCU, o Relatório de Gestão deve ser publicado até o dia 31/03 do ano seguinte ao exercício financeiro, mas os relatórios da auditoria realizada pelo CFC ainda não estão disponíveis nesta data, o que inviabiliza sua inclusão no relato integrado. No entanto, os relatórios de auditoria são publicados no Portal da Transparência do CRCPR assim que divulgados pelo CFC, no seguinte link: https://www3.crcpr.org.br/transparencia/prestacao-e-contas/auditoria.
Quanto à disponibilização de endereço eletrônico para acesso às demonstrações contábeis e notas explicativas, cabe frisar que essas informações já são disponibilizadas no Relato Integrado, conforme o próprio artigo afirma, no primeiro parágrafo do item 4.2.5.
Conheça o estudo na íntegra
O artigo completo está disponível na Revista de Contabilidade e Controladoria através do link: https://revistas.ufpr.br/rcc/article/view/95502/74740
As informações e opiniões manifestadas neste artigo são de inteira responsabilidade dos autores, e não necessariamente refletem posições do CRCPR ou são endossadas pela entidade.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.