Receita Federal implanta serviços online

A Receita Federal do Brasil acaba de instalar em seu site, no e-Cac, uma série de serviços que deverão facilitar de modo particular a vida dos contabilistas. A expectativa da secretária da Receita, Lina Maria Vieira, é que os serviços reduzam bastante o atendimento presencial.
?Vão retirar muitos contribuintes das agências, principalmente nas capitais?, completa o secretário-adjunto, Otacílio Cartaxo.
Entre os serviços disponíveis estão a geração de relatórios com informações cadastrais e pendências; o acesso a páginas de download de programas e instruções para regularização de situação; a visualização de débitos e pendências com a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional; a obtenção do detalhamento de processos administrativos; e a emissão de Darf para débitos em situação de cobrança.
O presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba (Sicontiba), Narciso Doro, comemorou a notícia, pois o Sicontiba, junto com outras entidades contábeis vêm de antiga luta para melhorar o atendimento aos contabilistas nas unidades da Receita. A principal alternativa proposta sempre foi maior utilização dos recursos da informática. Paralelamente, uma sugestão do CRCPR, em fase de viabilização, mas que beneficiaria apenas os profissionais de Curitiba e região, é a instalação de um posto da Receita no Conselho.