PVCC promove encontro de voluntários com adolescentes acolhidos por casas-lares
Na tarde de ontem (10), o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) do Paraná deu continuidade ao programa Jovens Promissores, estabelecido em 2017 por meio de parceria com o Tribunal de Justiça do estado (TJ-PR). O vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Doro, o coordenador da comissão estadual do PVCC no Paraná, Francisco Savi, e voluntários receberam 16 jovens acolhidos por casas lares de Curitiba, que participaram de palestra sobre educação financeira. Também compareceu ao encontro a representante do TJ-PR, Viviane Junkert.
A reunião com os adolescentes foi iniciada com uma breve explicação, feita por Savi, sobre o objetivo do programa: torná-los aptos a administrar os recursos provenientes de estágio ou primeiro emprego para que se tornem adultos equilibrados financeiramente. Em seguida, a voluntária Andressa Savi assumiu a condução dos trabalhos pedindo aos adolescentes que revelassem algumas de suas preferências, em qualquer aspecto, a fim de integrá-los e tornar o encontro mais descontraído.
Coordenador Francisco Savi dá início à reunião com os adolescentes
Provocando o riso dos adolescentes, Andressa mostrou à plateia com bom-humor como economizar as finanças e administrar o orçamento sem, entretanto, privar-se de pequenas satisfações materiais que permeiam o universo dos jovens. Ela também deu noções sobre aposentadoria, poupança e controle de gastos com cartão de crédito e compras realizadas por impulso. “Já fui adolescente como vocês e me lembro da empolgação ao receber meu primeiro salário. Eu queria comprar e fazer muitas coisas, mas o dinheiro não era suficiente. Com o tempo, fui entendendo que precisava me organizar e refletir muito sobre a necessidade de fazer aqueles gastos”, revelou.
A troca de experiências fez com que os adolescentes ficassem à vontade para fazer perguntas e contar como se comportam diante da possibilidade de ter sua própria renda. Diante das revelações, os voluntários fizeram aconselhamentos adequados à realidade dos jovens, instruindo-os a agir com consciência no futuro, adotando práticas diárias que, ao fim de longos períodos, resultam em economias consideráveis.
Voluntários orientam os jovens
Durante o encontro, o vice-presidente demonstrou, emocionado, a sua satisfação com o programa. “Esta é a primeira vez que um projeto do CRCPR envolve jovens e adolescentes, e eu me sinto muito feliz por fazer parte dele. Saibam que estamos à disposição para tirar suas dúvidas e aconselhá-los em qualquer situação”, afirmou Doro.
Vice-presidente Narciso Doro oferece o apoio do CRCPR aos adolescentes
Os jovens recebidos pela equipe de voluntários são provenientes das instituições Casa do Piá II, Meninos de 4 Pinheiros, Casa do Piá IV, Madre Antônia e Santa Felicidade.
Equipe de voluntários: Vera Rempel, Andressa Savi, o vice-presidente Narciso Doro, Viviane Junkert (TJ-PR), Márcia Savi, Francisco Savi, Simone Vanni, Allan Jucovski