No âmbito do Projeto Jovens Promissores, parceria entre o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) e as Forças Armadas, no próximo dia 7 de junho, às 14 horas, mais uma oficina sobre educação financeira será ministrada na sede do CRCPR para 30 jovens abrigados em casas lares de Curitiba. São rapazes e moças prestes a completar 18 anos, idade em que são obrigados a deixar as instituições onde vivem e se sustentar por conta própria.
"A maioria desses jovens teve pouco ou nenhum contato com dinheiro no seu dia a dia, pois diferentemente de uma família convencional, em que os os filhos participam indiretamente da rotina financeira da casa, acompanhando os pais em atividades corriqueiras como ir ao banco, ao supermercado, ao posto de gasolina, nas casas lares os pais sociais acabam se encarregando de tudo. Por isso, precisam de uma boa orientação sobre finanças pessoais nesse momento crucial de suas vidas", conta o coordenado da Comissão Paranaense do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Francisco Savi. "Além de ensiná-los que é possível viver dignamente mesmo com poucos recursos, sabendo administrá-los, também conversamos sobre o mercado de trabalho, mostrando que existem caminhos para que eles tenham uma carreira e que, apesar das dificuldades que já enfrentaram e que ainda terão que superar, eles podem não apenas sonhar, mas têm todas as condições de realizar esses sonhos", diz.
Esta será a segunda oficina do Programa Jovens Promissores em 2018 e a sexta desde o início do projeto, em setembro do ano passado.
Orçamento Familiar
Nessa mesma data, também às 14 horas, as voluntárias Márcia Savi e Simone Vanni apresentarão a palestra "Orçamento Familiar" para um grupo de 20 pessoas, na Unidade de Atendimento Social São Fernando – CRAS/FAS, localizada na Rua Waldemar Cavanha, 580, Campo Comprido, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e Secretaria de Administração do Estado do Paraná.
Por: Adriana Magalhães