A programação da TV CRCPR, o canal do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná no YouTube, segue intensa neste início de dezembro, com lives e estreia de uma nova temporada da Escola Técnica CRCPR Básica, abordando desta vez o tão aguardado tema Contabilidade.
O primeiro episódio vai ao ar na próxima terça-feira, 5 de dezembro, às 9h, e proporcionará uma compreensão aprofundada dos conceitos fundamentais relacionados ao processo de Escrituração Contábil, utilizando exemplos práticos, abordando desde as definições elementares de ativo, passivo, receitas e despesas até as formalidades essenciais da atividade, incluindo a retificação de lançamentos contábeis. O instrutor será o professor Cesiro Aparecido da Cunha Júnior (currículo), atual coordenador da Comissão CRCPR Ensino.
Esta temporada contará com seis episódios. Após a veiculação do primeiro, no dia 5 de dezembro, haverá uma pausa e a transmissão dos demais episódios será retomada no início de 2024, quinzenalmente.
Profissionais da contabilidade em início de carreira que querem ser feras nas atividades básicas das empresas contábeis já podem reservar as manhãs de terça-feira em 2024 para adquirir ou reciclar conhecimentos sobre as rotinas básicas e começar o ano afiando as garras para conquistar as melhores oportunidades no mercado de trabalho. Os participantes inscritos também podem garantir pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC) assistindo aos episódios nos horários de estreia.
A próxima Escola Técnica CRCPR acontecerá no dia 6 de dezembro, das 9h às 10h, na TV CRCPR, e apresentará o tema "A relação dos impostos (ITCMD e IR) com o direito das sucessões no planejamento patrimonial e sucessório". Na aula, será explorada a interdisciplinaridade entre a contabilidade e o direito tributário (ITCMD e IR), bem como com o direito de família e sucessões, no contexto da realização de transferências patrimoniais resultantes de doações (planejamento patrimonial e sucessório), divórcios ou falecimentos.
O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) será representado pela conselheira Daniella Novak, que mediará a apresentação a ser ministrada pelo palestrante Nereu Domingues (currículo).
Para os participantes devidamente inscritos e que cumprirem a atividade de confirmação de presença, o evento vale pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC).
Fechando a programação da semana, na sexta-feira, 8 de dezembro, às 9h, o Programa Autor Parceiro transmitirá na TV CRCPR palestra sobre o livro "Condomínio Agrário", com inscrição gratuita. Os palestrantes serão dois dos autores do livro: Valdecir Mokwa, contador e advogado, integrante da Comissão CRCPR Rural, especialista em Agronegócio, Contabilidade Rural e em Direito Tributário Rural, Sucessões e Condomínio Agrário; e Gilmar Perufo Zolin, advogado, doutor em Direito Empresarial, com MBA em Cooperativismo. A mediação ficará a cargo do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem.
Inscreva-se aqui para participar da palestra!
"O Condomínio Agrário é uma excelente ferramenta para se eliminar as falsas parcerias rurais e cria a possibilidade para profissionais contábeis oferecerem aos seus clientes produtores rurais, pessoas físicas e jurídicas, a oportunidade de legalmente se agruparem e somarem esforços e capital, para atingirem escala de produção economicamente viável, com significativa redução de custos", explicam os palestrantes Valdecir Mokwa e Gilmar Perufo Zolin.
"O livro Condomínio Agrário é um despertar jurídico na atividade rural, visto que traz inovação ao setor rural e contribui, doutrinariamente, para o preenchimento de uma lacuna normativa no sistema jurídico brasileiro, em um campo de escassez de obras jurídicas acerca do tema", comenta o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, que será o mediador da transmissão.
Inscreva-se aqui para participar da palestra!
Trata-se de um trabalho conjunto do CRCPR e da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), que transforma livros de interesse da área contábil em palestras gratuitas para os profissionais da área. Para ministrar as palestras no âmbito do CRCPR, podem cadastrar-se profissionais da contabilidade que sejam autores independentes ou coautores de livros publicados sobre assuntos voltados ao interesse da profissão, de natureza técnica ou voltado para o desenvolvimento de habilidades de liderança, em áreas, como: Contábil, Tributária, Fiscal, Econômica, Recursos Humanos, Administração, Negócios, Gestão, Educação, Tecnologia, Comunicação, Sustentabilidade, entre outras. Também é necessário ter registro ativo e regular junto ao CRC (de qualquer UF). Não há limite quanto ao número de obras submetidas à triagem por cada autor. Os requerimentos dos interessados são analisados pela Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, com o auxílio da ACCPR.
Para saber mais, acesse o edital completo, aqui!
"Queremos sempre promover meios de aperfeiçoamento profissional na área contábil. Considerando que diversos profissionais da contabilidade são autores e coautores de livros sobre assuntos de interesse da profissão, entendemos que palestras sobre essas obras resultarão na multiplicação do conhecimento e no incentivo para o desenvolvimento de obras futuras", explicou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.