Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Programa Fale com o Presidente retoma visitas a delegacias

O programa Fale com o Presidente, criado para estreitar os laços do Conselho com os contabilistas de todo o estado e que já esteve em 29 das 52 delegacias do CRCPR, foi retomado no dia 16 de fevereiro pela cidade de Palmas. O presidente do CRCPR, Paulo Caetano, acompanhado da vice-presidente de Administração Lucélia Lecheta, do vice-presidente de Desenvolvimento Regional Mauro Moreschi e do diretor superintendente do CRCPR Gerson Luiz Borges de Macedo, conversou com contabilistas e lideranças locais. Depois de Palmas, a comitiva esteve nas cidades de Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, encerrando os encontros no dia 18, em Pato Branco.

O Fale com o Presidente é uma oportunidade para os contabilistas conversarem com a direção do CRCPR sobre questões relacionadas à fiscalização, o exercício da profissão e outras.
As visitas começaram em 2008 pela cidade de Prudentó­polis, passando depois por Irati, Telêmaco Borba, Castro, Guarapuava, Cambé, Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, Bandeirantes, Cornélio Procópio, Assaí, Colombo, São José dos Pinhais, Cascavel, Palotina, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Campo Mourão, Cianorte, Umuarama, Goioerê, Campo Largo, Paranaguá, Medianeira, Foz do Iguaçu, Araucária, Lapa, União da Vitória e Rio Negro. Essas delegacias do CRCPR reúnem mais da metade dos municípios do Paraná.

Assuntos discutidos

Contribuição sindical e anuidade foram os assuntos mais discutidos nessa última visita. Considerando as demais, as questões foram de problemas com a Receita Federal e Estadual a demora para abrir uma empresa, dificuldades relacionadas ao Simples, a volta do exame de suficiência, as responsabilidades do contabilista, os cursos de atualização do Programa de Educação Continuada, críticas a bancos que não exigem dos clientes Declarações de Percepção de Rendimento (DECORE) para atender exigências cadastrais de liberação de crédito ou aceitam declarações inverídicas, a importância de a classe contábil ter representatividade política e sindical; as mudanças que vêm causando impacto na prática contábil, especialmente o SPED ? Sistema Público de Escrituração Digital e a Lei 11638/07 responsável pela harmonização das normas contábeis, os arquivos magnéticos exigidos pela Receita Estadual; a organização de associações de contabilistas nas cidades onde não há.


Em Palmas, o encontro foi às 19h, no auditório da Câmara Municipal.



Reunião na Associação Comercial de Dois Vizinhos



Em Francisco Beltrão, no salão do Restaurante Pequim.



O último encontro da semana foi em Pato Branco, dia 18, às 8h30, no auditório do Sindicomércio.