Momento sempre marcado pela emoção, a entrega das homenagens do Programa 50+ realizada durante a reunião plenária do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) na última sexta-feira, 27/9, contemplou três profissionais contábeis de de São José dos Pinhais - Mario Elmir Berti, Geraldo Bortolotti e Hélio Nascimento (in memorian). As indicações foram feitas desta vez pelo presidente da entidade, Everson Breda Carlin, que reside e atua naquele município, com base em seu convívio com os laureados, tanto no âmbito profissional, quanto por seus laços comunitários, cultivados na esfera das atividades do Rotary Clube local.

Esta edição do programa foi especialmente tocante pelo fato de ter sido a primeira vez que um profissional foi homenageado in memorian.

O primeiro homenageado foi Mario Elmir Berti, técnico em contabilidade com 55 anos de registro ativo, que fundou a da Associação dos Contabilistas de São José dos Pinhais e exerceu cargos de destaque no Rotary Club da cidade, além de ter presidido o Sescap-PR e a Fenacon.

"Atuei no Conselho em três gestões diferentes, com muito orgulho. Vejo o CRCPR como sendo o "solo sagrado" da profissão contábil. [...] Pelos diversos lugares onde eu passei, muitas vezes até sacrificando o convívio com a família em prol da profissão, procurei levar a cabo a missão, uma filosofia de vida: se a profissão me deu condições de ser respeitado, reconhecido, de ter podido dar educação para meus filhos e, por onde eu passo, de ser reconhecido não só pela minha pessoa, mas pela minha atuação profissional, eu tinha que devolver, de alguma forma, o que ela me proporcionou", disse Berti em sua fala de agradecimento. "E isso foi possível graças às entidades, pois sozinho eu não teria conseguido. Aos meus 75 anos, estar aqui sendo reconhecido é uma alegria muito grande. Este Conselho e estes amigos ficam ainda mais fortalecidos em meu coração, com muita gratidão", acrescentou.
"Saio de casa com uma de minhas filhas e quando chego aqui me deparo com esta surpresa, minha família presente. Isso me deixa muito sensibilizado, tocado. Neste momento, deixo aqui o agradecimento ao CRCPR, na pessoa do nosso querido amigo Everson Carlin e também de todos os conselheiros que me outorgaram esta homenagem e este diploma. Muito obrigado por isso e também pela oportunidade de vir conhecer esta sede", disse o técnico em Contabilidade Geraldo Bortolotti, do alto de seus 60 anos de atividades contábeis com registro ativo.

"Meu pai, Hélio Nascimento, sempre foi um defensor da classe, a ponte de, como o "tio Mario" e o "tio Geraldo", ter se aprofundado e se dedicado à profissão, muitas vezes tendo que abrir mão da presença junto à família. Mas como resultado das sementes que plantaram, vemos as colheitas que estão acontecendo. [...] Ele sempre dizia que na vida somos eternos aprendizes, na profissão e na vida. Com essa filosofia deixou um legado, boas lembranças, uma gaita hoje sem som, mas a lembrança que ele nos deixa como pessoa e como profissional é certamente a que eu gostaria de deixar para meus filhos", disse o contador Hélio Francisco, emocionando a todos, ao lado de sua mãe, Maria Deleusa Bastos Nascimento.

Sobre o Programa 50+

A iniciativa foi criada para reconhecer e celebrar os profissionais que, ao longo de décadas, contribuíram para o desenvolvimento da contabilidade no Paraná. A homenagem é um marco de respeito e admiração, destinado àqueles que dedicaram suas vidas ao aperfeiçoamento da profissão e ao serviço à sociedade. O que a torna especial é o fato de que não se dá de forma automática, quando o profissional completa os 50 anos de registro, mas por indicação de familiares, amigos, colegas, funcionários ou clientes.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.