Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

IMG_20190508_104716.jpgNa manhã desta quarta-feira (8), o inspetor fiscal Iran Luiz Cordeiro foi recebido pelo contador Jair José Vieira, da Onlicon Assessoria Contábil e Empresarial Eireli, no âmbito do Programa Primeiros Passos, do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná. 

Mas esta visita foi um tanto diferente do habitual, já que o projeto, lançado em maio 2012, para levar a estudantes de Contabilidade e novos escritórios e profissionais orientações sobre valorização e postura profissional, ética, atualização, participação nas entidades, programas e eventos direcionados à classe, entre outras, geralmente interage com pessoas na casa dos 20 aos 30 anos de idade. Natural de Ortigueira, município da região Centro-Leste do Paraná, Vieira tem uma trajetória profissional um pouco diferente do profissional contábil que tipicamente participa do Primeiros Passos: veio jovem para Curitiba, já trabalhando em atividades administrativas e participando de concursos públicos, que o notabilizaram, primeiramente, fazendo carreira no antigo Banestado, depois no Banco do Brasil (décadas de 1980 e 1990). Aposentou-se recentemente como funcionário de carreira na Polícia Federal, onde atuava como agente administrativo. Segundo ele, sua trajetória se deu muito em função de sua formação como analista de sistemas, colocando-o sempre em contato com conhecimentos na área de Contabilidade. Em agosto de 2018, aos 65 anos, formou-se em Ciências Contábeis pela Unicesumar e logo em seguida obteve sua aprovação no exame de suficiência e efetivou seu registro no CRCPR. Abriu em seguida seu escritório contábil localizado no Bairro da Fazendinha, em Curitiba, e já conta com três clientes ativos. Sua mente sempre inquieta continua em busca de conhecimento, razão pela qual já está cursando uma pós-graduação, pois pretende atuar nas áreas de Auditoria e Perícia Contábil. 

Como de costume, Cordeiro falou sobre a missão institucional do CRCPR, sobre as atividades desenvolvidas pelo CRCPR, realizou uma verificação quanto ao dia-a-dia do escritório na observância das normas regidas pelo SISTEMA CFC/CRCs e forneceu orientações sobre aspectos que o profissional contábil deve atentar para a melhor execução de seu trabalho. Também abordou questões de natureza ético-profissional. 

Vieira ouviu atentamente as orientações e realizou questionamentos de ordem prática quanto ao funcionamento de alguns serviços fornecidos pelo CRCPR, que foram esclarecidos pelo inspetor fiscal, assim como questões relacionadas à fiscalização do Conselho. 

Na parte final da visita o contador elogiou a estrutura do CRCPR e os canais de informação digitais. Cordeiro encerrou os trabalhos convidando-o a conhecer a sede do CRCPR, enfatizando que as portas da Divisão de Fiscalização e do Conselho estão sempre abertas aos profissionais que queiram esclarecer dúvidas e saber mais sobre a atuação da autarquia.

"A trajetória profissional deste novo colega de profissão nos despertou admiração, em especial, considerando que às vésperas de completar 66 anos, está iniciando uma carreira totalmente nova e continua buscando conhecimentos, mantendo-se ativo, estudando, se reciclando e tendo objetivos claros dentro da profissão contábil, enquanto muita gente que não está nem perto dessa idade já está pensando em pendurar as chuteiras”, analisa Cordeiro. "Um exemplo a ser seguido", conclui.