Nos dias 13 e 14 de dezembro, na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília, aconteceu a reunião dos presidentes do Sistema CFC/CRCs. Representando o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) estiveram presentes o presidente Laudelino Jochem, o vice-presidente de Administração e Finanças, Everson Breda Carlin, e o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo.
Na pauta, entre outros assuntos, foram destaque os próximos projetos de Fiscalização, os eventos do Conexão Contábil de 2023, o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC, normas de cobrança, o processo eleitoral dos CRCs e compras compartilhadas pelo Sistema.
Na ocasião, o presidente Jochem e a comitiva do CRCPR tiveram a oportunidade de realizar uma discussão sobre as normas técnicas de contabilidade com Ana Tércia Lopes Rodrigues, vice-presidente Técnica do CFC, e Felipe Bastos, coordenador técnico.
A comitiva também esteve reunida com Maria Clara Bugarin, nova presidente do Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea). A associação é constituída por membros dos países latinos e visa estabelecer diretrizes comuns no processo de harmonização da economia e da profissão contábil dentro da globalização da economia, tentando formar e disseminar posições convergentes que possam representar as opiniões latinas sobre a carreira.
Além disso, o presidente Laudelino Jochem participou, em Brasília, da reunião do Comitê Gestor do Fundo de Integração e Desenvolvimento da Profissão Contábil (COFIDES). O Fundo é destinado à manutenção e ao desenvolvimento dos serviços de fiscalização do exercício profissional nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e constitui-se de dotações calculadas sobre valores das receitas correntes, efetivamente arrecadadas no exercício imediatamente anterior do CFC e CRCs.
Fonte: CFC
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.