Nos dias 20 e 21 de junho, o Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Fundação Araucária, promoveu um seminário sobre os desafios e as oportunidades do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Paraná. No dia 21, às 16 horas, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, participou do evento como integrante do painel "Tributação das fundações privadas e associações de ciência, tecnologia e inovação - ISS e ICMS".
"O contador precisa vivenciar o dia a dia destas organizações para criar políticas adequadas. É uma grande responsabilidade com a transparência, já que os stakeholders precisam ter acesso às demonstrações contábeis e resultados destas entidades, que muitas vezes sobrevivem com doações", explicou o presidente Laudelino Jochem no evento. "O Terceiro Setor é uma das áreas com mais carência de profissionais contábeis especializados, que são essenciais", complementou o presidente. O evento foi gravado e pode ser assistido no Youtube da Universidade Virtual do Paraná!
O painel foi moderado por Claudia Crisóstimo, da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), e contou com a participação de Davidson Lessa Mendes, auditor da Receita Estadual, e Luciano Marlon Ribas Machado, da Procuradoria do Município de Curitiba. Também esteve presente no evento, o diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo.
O Seminário reuniu representantes do ecossistema de inovação, que atuam na tríplice hélice – Universidade, Iniciativa Privada e Setor Público –, no Paraná e no Brasil, para debater sobre o Marco Legal de CT&I em vigor, buscando promover um intercâmbio de experiências e soluções para a aplicação prática dos dispositivos legais nas relações entre estado-academia-empresas. Além do presidente, às 14 horas, o membro da Comissão do Terceiro Setor do CRCPR, Juliano Lirani, também participou de painel sobre contribuições para Seguridade Social e Imposto de Renda.
O evento foi realizado na Biblioteca Pública do Paraná (BPP), em Curitiba e teve transmissão ao vivo pelo Youtube. Na ocasião, foram apresentados painéis sobre temas relacionados ao desenvolvimento de políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) com participação de representantes de universidades, instituições de fomento, órgãos de controle, entidades de classes, secretarias de Estado, procuradorias jurídicas e empreendedores. Entre vários temas, a programação abordou: mudança de paradigma instituída pelo novo Marco Legal de CT&I; relação entre governo, ICTs e iniciativa privada; instrumentos de estímulo à inovação nas empresas; prestação de contas – desafios enfrentados e o papel dos órgãos de controle. Para saber mais, clique aqui!
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.