No dia 22, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, ministrou palestra na XIV Convenção de Contabilidade de Minas Gerais. O tema apresentado dentro da seção "Organizações Contábeis" do evento foi "Ações Práticas de Gestão".
"As pessoas têm resistência às novas tecnologias e novos projetos. É preciso quebrar essa barreira", comentou o presidente Laudelino Jochem na palestra.
Jochem falou do cenário atual das empresas contábeis brasileiras e os desafios empresarias de se ter as melhores pessoas, processos e gestores. Deu dicas sobre sobre processos de gestão compartilhada, produtividade e posicionamento estratégico.
"Empresários contábeis fazem acontecer, assumem o controle e agarram oportunidades. Mas se não tivermos as melhores pessoas e os melhores processos, não seremos a melhor empresa", disse o presidente.
Neste ano, a Convenção realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) acontece em Belo Horizonte, entre os dias 21 e 23, com o lema “Protagonismo, sustentabilidade e transformação”. NA solenidade de abertura, realizada na noite de quarta-feira (21), o governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, ocupou o palco ao lado do presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, e da presidente do CRCMG, Suely Maria Marques de Oliveira. “É uma grande honra para todos nós, profissionais da contabilidade mineiros, vermos que o poder público está alinhado com a valorização da profissão contábil que tanto temos buscado. Esperamos que essa parceria entre o Conselho e o Governo de Minas frutifique cada vez mais, para que os contadores possam continuar subsidiando os gestores públicos com as melhores informações, contribuindo para uma gestão pública cada vez mais eficiente e transparente e gerando benefícios a todos nós, cidadão”, ressaltou a anfitriã.
O presidente do CFC, Aécio Dantas, além de enfatizar as riquezas do estado, enalteceu o lema da Convenção, destacando que os profissionais da contabilidade devem ser protagonistas das temáticas atuais mais relevantes, como a incorporação das inovações tecnológicas e a agenda ESG, que engloba os valores ambientais, sociais e de governança. “É necessário absorver essa realidade em nossas empresas e disseminar essas pautas para os nossos clientes. Simultaneamente, não podemos nos esquecer de que, atualmente, não basta termos apenas o conhecimento técnico, sendo fundamental o investimento em soft skills, habilidades comportamentais que são tão exigidas no mercado.”, salientou.
Já o governador Romeu Zema falou da importância das Ciências Contábeis para o funcionamento da administração pública e também para a iniciativa privada e destacou algumas conquistas do seu Governo, como uma maior transparência, além da importância do evento e da qualificação profissional. “Um bom contador sempre vai ter o seu lugar, vai ser disputado. E aquele que não se qualifica tem dificuldade em conseguir uma colocação.”, finalizou
Com informações do CRCMG
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.