No dia 16 de setembro, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem (na foto, à direita), mediou um debate no painel técnico “O futuro das empresas contábeis”, durante o segundo dia do 5º Encontro das Empresas de Serviços do Paraná (Enescopar). Os convidados que se juntaram ao debate, realizado nessa sexta-feira no Hotel Grand Carimã, em Foz do Iguaçu/PR, foram o advisor na OMIE, Roberto Dias Duarte, o CEO da Tactus Contabilidade, Anderson Hernandes, e o especialista em negócios e liderança disruptiva Vicente Sevilha Junior, fundador da Sevilha Contabilidade.
"O futuro das empresas contábeis precisa de profissionalismo, processos e gestão", explicou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, que comentou também sobre a necessidade de se aceitar mudanças e atualizar a mentalidade para se ter um bom posicionamento estratégico de mercado.
5º ENESCOPAR 2022
O evento aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro, e o tema escolhido para essa edição foi “A revolução das empresas de serviços: valorizando pessoas, transformando negócios”. O objetivo era apresentar aos empresários que participaram do evento um panorama do Brasil e seus cenários econômicos, com enfoque na valorização de pessoas; para isso, o SESCAP-PR trouxe para a palestra magna, no primeiro dia do encontro, o jornalista Augusto Nunes, que mantém, desde 2009, uma coluna na revista VEJA que atinge mais de 3,5 milhões de acessos mensais.
No segundo dia, a palestra de abertura, sobre a temática do evento, foi ministrada pelo especialista em Negociação e Liderança pela Harvard University, Fábio Neto. Na sequência, a palestra “O Networking e o Metaverso” foi ministrada pelo diretor de estratégia da 80/20 Marketing, Kenneth Corrêa, que possui a experiência de mais de 15 anos planejando, desenvolvendo e monitorando projetos de marketing e tecnologia. Explorando a temática do Metaverso de empresas como Microsoft, Meta (ex-Facebook), Roblox, Decentraland e Sandbox, a palestra contribuiu com interessantes insights sobre essa nova transformação no cenário digital.
Davi Braga, jovem empreendedor e entusiasta da inovação, educação, tecnologia e disrupção, conduziu a palestra “Empreendedor grande desde pequeno”. Davi é Forbes Under 30 e fundou, aos 13 anos, a startup LIST-IT e apresentou a empresa, que é seu “case de sucesso”, no programa Shark Tank Brasil, inspirando jovens empreendedores a fazerem a diferença.
Para fechar a programação, o empresário e nadador Gustavo Borges conduziu uma palestra recheada de insights, com o tema "Como ter uma empresa campeã". O atleta é sócio-fundador das Academias Gustavo Borges e é formado em economia pela Universidade de Michigan, além de ter sido quatro vezes medalhista olímpico, quatro vezes recordista mundial e 19 vezes medalhista em Jogos Panamericanos, dentre outras conquistas.
Hackathon foi atração inovadora
Os participantes do 5º Enescopar assistiram com exclusividade a um hackathon, atividade que consiste em equipes formadas por acadêmicos, desenvolvedores de softwares, designers e profissionais de marketing e vendas desenvolvendo soluções inovadoras para o segmento contábil, a partir das dores dos empresários do setor. Esse foi o primeiro hackathon em um evento de entidades da classe contábil no Brasil, desenvolvido em parceria com o SEBRAE-PR, que conduziu as atividades durante os dois dias do evento.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.