Na manhã de sexta-feira (30), o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) sediou sua 1404ª Reunião Plenária. O encontro, que aconteceu na sede da entidade, em Curitiba, foi conduzido pelo presidente, Everson Breda Carlin. A Plenária contou com a participação de conselheiros, funcionários, integrantes do Conselho Diretor, coordenadores e integrantes de comissões. Além disso, estiveram presentes os participantes da visita dos Programa Por Dentro do CRCPR, os delegados representantes Marcos Antonio Kastl (Ponta Grossa) e Marcio Ziarecki (Castro), além dos presidentes do Sindicato dos Contabilistas de Paranavaí (Sincopar), Carlos Alberto Cripa, e de Ponta Grossa (Sicopon), Mauricio Antonio Cavalli.
Os trabalhos tiveram início com o julgamento de processos e a aprovação das atas das reuniões das câmaras e do Conselho Diretor. Além disso, foram apresentados diversos projetos do CRCPR nas áreas de Fiscalização, Registro e Desenvolvimento Profissional, bem como suas atividades mensais.
Um dos destaques da reunião, foi a aprovação do Plano de Logística Sustentável do CRCPR para os exercícios de 2024 e 2025, uma atualização do instrumento de gestão e planejamento que estabelece diretrizes para a inserção de atributos de sustentabilidade e racionalização dos gastos e processos administrativos.
Além disso, devido às recentes mudanças regulatórias com a promulgação da Resolução do CFC nº 1.724/2024, que altera a norma sobre as representações dos Conselhos Regionais de Contabilidade fora de suas sedes, os mandatos dos delegados representantes do CRCPR, previstos para encerrarem em 31 de dezembro de 2024, foram estendidos até 31 de dezembro de 2025. A extensão permite que as necessárias adequações sejam implementadas.
O presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin, destacou ainda que o Sistema CFC/CRCs foi anunciado como o conselho de classe mais bem avaliado em auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU). A aderência dos Conselhos de Fiscalização Profissional (CFP) às normas de transparência das informações (exigidas pela Lei de Acesso à Informação - Lei 12.527/2011) foi demonstrada em avaliação realizada pelo TCU, sob a relatoria do ministro Jhonatan de Jesus, que afirmou que o Sistema CFC/CRCs demonstrou prática exemplar ao publicar 99% das informações requeridas em formato de dados abertos.
Homenagem 50+
Pelos seus mais de 50 anos de registro ativo e de serviços prestados à comunidade, os técnicos em contabilidade "Thiago" Jacobus Petrus Jean Lamers e José Adahir Mainardes foram homenageados pelo "Programa CRCPR 50+". A honraria celebra os profissionais contábeis do Paraná que acumulam mais de 50 anos ininterruptos de registro ativo, com o propósito de reconhecer e valorizar aqueles que dedicaram suas vidas, com mérito e comprometimento, à contabilidade.
A próxima reunião Plenária do CRCPR, acontece em Curitiba, no dia 27 de setembro.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.