Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

VP do CRCPR, Everson B. Carlin, presidentes dos sindicatos Marcelo Krachinski Galvão (Sincopuava), Leandro Ricardino Correa (Sincofoz) e Andrey M. Bueno dos Santos (Sincontabil). e o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem

Na tarde da última sexta-feira (30), o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) sediou sua 1388ª Reunião Plenária. O encontro, que aconteceu na sede da entidade, em Curitiba, foi conduzido pelo presidente da autarquia, Laudelino Jochem, e contou com a participação de conselheiros, funcionários, integrantes do Conselho Diretor, coordenadores e integrantes de comissões e profissionais da contabilidade, além do conselheiro representante do Paraná no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aguinaldo Mocelin (online).

Participando do Programa "Por Dentro do CRCPR", também estiveram presentes os presidentes dos sindicatos de profissionais da contabilidade de três cidades: Leandro Ricardino Correa, de Foz do Iguaçu (Sincofoz); Marcelo Krachinski Galvão, de Guarapuava (Sincopuava); e Andrey Marlon Bueno dos Santos, de Maringá (Sincontábil).

Os trabalhos tiveram início com o julgamento de processos e a aprovação das atas das reuniões das câmaras e do Conselho Diretor. Além disso, foram apresentados diversos projetos do CRCPR nas áreas de Fiscalização, Registro e Desenvolvimento Profissional, bem como suas atividades mensais. 

Projeto Identifique-se

As áreas de Fiscalização e Comunicação apresentaram a nova campanha para redes sociais e mídias digitais: "Identifique-se". A ação reforça a importância e a obrigatoriedade da correta identificação profissional do contador em todos os anúncios ou divulgações de serviços contábeis. Em todo e qualquer trabalho realizado ou em qualquer outra modalidade na qual o profissional se proponha a exercer o ofício contábil, seja como autônomo ou organização contábil, faz-se obrigatória a identificação do responsável técnico, com respectivo número de registro no CRC, conforme artigo 20, parágrafo único, do DEL n.º 9.295/46: "Art. 20 Todo aquele que, mediante anúncios, placas, cartões comerciais, ou outros meios, se propuser ao exercício da profissão de contabilista, em qualquer de seus ramos, fica sujeito às penalidades aplicáveis ao exercício ilegal da profissão, se não estiver devidamente registrado.  Parágrafo único: Para fins de fiscalização, ficam os profissionais obrigados a declarar, em todo e qualquer trabalho realizado e nos elementos previstos neste artigo, a sua categoria profissional de contador ou guarda-livros, bem como o número de seu registro no Conselho Regional".


Comunidades Whatsapp

Outro projeto apresentado foram as novas comunidades no Whatsapp disponibilizadas pelo CRCPR. Os grupos são divididos por região e por tema, como ensino, voluntariado, terceiro setor, peritos contábeis, inovação e transformação digital, mulher contabilista, empreendedorismo, valorização profissional, diversidade e inclusão profissional, estudantes e recém-graduados (CRCPR Jovem), contabilidade pública, cooperativas, auditoria contábil e assuntos contábeis, fiscais e tributários.

Será possível entrar em mais de uma comunidade ao mesmo tempo, por exemplo: Lapa, Castro, Cooperativas e Diversidade. 

As comunidades são mais um passo para o debate e informação dos profissionais contábeis do estado.


Lançamento Tiktok: @querosercontador_a

Com a conta @querosercontador_a, agora o CRCPR também está na rede social Tiktok e tem feito postagens de vídeos com conteúdos direcionados a estudantes e a novos profissionais da contabilidade. Lançado em 2016, o TikTok é uma plataforma de mídia social que se destaca pela publicação de vídeos curtos. A rede social tem apresentado um crescimento acelerado, com mais de 1 bilhão de usuários e já está disponível em mais de 150 países e em 75 idiomas.

"A nova conta do CRCPR tem foco no público jovem e trará conteúdos sobre como a profissão contábil pode ser interessante, rentável, desafiadora e até mesmo divertida. As postagens trarão interações com as instituições de ensino, dicas sobre o Exame de Suficiência e a profissão, além de informações sobre a rotina e os desafios de um profissional contábil", explica o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem. 


Posse do novo delegado de Guarapuava

Everson Breda Carlin, Laudelino Jochem e Nelinho Kukla na posse do novo delegado de Guarapuava, Ronaldo Antonio Veronese
Na reunião, foi realizada também a posse do novo delegado de Guarapuava, Ronaldo Antonio Veronese, que assumirá o mandato nessa região, pelos próximos dois anos. Ronaldo candidatou-se e foi selecionado, conforme o Regramento de Funcionamento das Delegacias do CRCPR, implantado em 2020, que prevê novas formas de atuação dos delegados representantes e possibilidade de candidatura aberta, de acordo com condições e requisitos especificados na Resolução CRCPR n.º 820/2020 e na Resolução CFC n.º 1.557/2018.

Veronese é especialista em Auditoria e Gerência Financeira, com mais de 23 anos de experiência em gestão empresarial, e membro do Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR). Além disso, é sócio e diretor de empresa de serviços contábeis e de empresa de consultoria e treinamento empresarial na região. Também já foi professor universitário na área contábil.

No dia 29, em visita a sede, o delegado passou também por treinamento e imersão nas atividades do CRCPR, com a participação em reuniões regimentais e conversas com os gestores de cada setor da entidade.


Confira aqui a entrevista com Ronaldo Antonio Veronese, na qual ele fala sobre como foi conhecer mais a fundo o CRCPR e sobre suas expectativas quanto à nova função.

As próximas reuniões regimentais acontecerão nos dias 27 e 28 de julho, em Curitiba.






Reprodução permitida, desde que citada a fonte