Recente levantamento realizado pela consultioria Thomson Reuters sobre a percepção e expectativas de contadores do Reino Unido sobre o futuro da profissão teve um resultado surpreendente: 74% dos entrevistados acreditam que sua profissão mudará por completo nos próximos dez anos, por conta dos frequentes avanços das tecnologias e das constantes mudanças regulatórias que este setor tem sofrido mundialmente. O levantamento indica ainda que os principais impactos esperados neste setor serão na tecnologia, automação e no conhecimento.
Quando questionados sobre as possíveis mudanças de tarefas nas empresas e departamentos contábeis, mais de 95% dos entrevistados afirmaram que suas atribuições provavelmente mudarão com as tecnologias. Esta afirmação, segundo a pesquisa, se justifica pelos recursos digitais que o mercado tem apresentado para estes profissionais, o que tem possibilitado aos contadores armazenar cada vez mais a sua base de trabalho e de documentos na nuvem, o que reduz o tempo para o acesso aos arquivos físicos.
Sobre a automação, 78% dos entrevistados preveem que, sempre quando possível, durante a próxima década, as empresas de tecnologias desenvolverão soluções que automatizarão as tarefas consideradas críticas e de extrema atenção destes profissionais. Desta forma, eles espera que, além de adaptar as suas soluções às constantes mudanças tributárias e legislativas que cada país tem de seguir, estas empresas especializadas auxiliem ainda mais na rotina de trabalho dos contadores.
Já sobre o conhecimento, a pesquisa aponta que 89% dos especialistas consideram que a tecnologia digital em nuvem é uma das áreas mais críticas de entendimento. Essa afirmação sinaliza que, com o aumento da interação entre a contabilidade e a tecnologia, na próxima década, o contador terá de conhecer afundo as funções das tecnologias digitais para, assim, assumir as futuras novas funções, principalmente as voltadas ao gerenciamento de serviços na nuvem, que tendem a se tornar uma parte relevante da atividade.
O levantamento aponta ainda que a expectativa desses profissionais é que o aumento do uso da tecnologia ttorne o dia a dia mais eficiente, para que eles se dediquem a outras iniciativas de trabalho, tais como atividades de consultioria, que exijam maior proximidade com seus clientes.
O estudo prevê que, para os entrevistados, até 2028 as três principais tarefas que serão automatizadas, em ordem de importância serão a “Escrituração Contábil”, a “coleta de dados” e as “Declarações Fiscais”.
Classificação por importância das principais tarefas que serão automatizadas até 2028:
1º lugar – ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
2º lugar – COLEÇÃO DE DADOS
3º lugar – SUBMISSÃO / ARQUIVAMENTO DE DECLARAÇÃO DE IMPOSTO
4º lugar – GERAÇÃO DE RELATÓRIO
5º lugar – PREPARO DE RETORNO DE IMPOSTO
6º lugar – RECORDES FINANCEIROS
7º lugar – COMUNICAÇÕES COM O CLIENTE
8º lugar – PLANOS DE NEGÓCIOS
9º lugar – AUDITORIA