Parceria Fiep-CRCPR e Receita Federal promoverá série de palestras sobre a regra que trata do enquadramento das atividades econômicas e códigos.

Os representantes do Sistema Fiep Jeferson Leão, Roberto Costacurta e Dorgival Lima Pereira estiveram hoje, 10, no CRCPR, tratando com o presidente Paulo Caetano e os diretores Gerson Borges e Hugo Catossi dos últimos detalhes da parceria entre a Fiep, o CRCPR e a Receita Federal para realizar uma série de palestras no Paraná sobre a Instrução Normativa 836. Confira abaixo a programação das palestras em Maringá, Londrina, Cascavel e Ponta Grossa, com participação do auditor da Receita Federal, Luiz Walmor Milani, que fez parte do grupo de elaboração da instrução anterior. Diante dos erros registrados nos enquadramentos, é uma oportunidade única para obter orientação correta e dirimir dúvidas.

A partir de janeiro de 2008, com base na Instrução Normativa 836, a classificação de atividades econômicas para fins de recolhimento de contribuições a terceiros, inclusive ao Sesi e ao Senai, passou a ser de acordo com a tabela CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), estabelecida pela Comissão Nacional de Classificação do IBGE. A IN trouxe a nova tabela de códigos FPAS (Fundo de Previdência e Assistência Social), garantindo mais segurança ao auto-enquadramento feito pelo contribuinte. Há empresas, por exemplo, cujas atividades são enquadradas em mais de um código CNAE sem que com isso tenham que utilizar mais de um código FPAS. Tais empreendimentos devem observar as regras de enquadramentos especiais. De resto, o enquadramento no código FPAS é requisito essencial para que o contribuinte recolha corretamente as contribuições sociais e garanta a sua condição de regularidade fiscal perante a Receita Federal.

Confira a programação das palestras

Maringá

Data: 15/07/2008
Horário: das 08:30 às 12 hs