Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Henrique Portulhak e Eva Maria Andreiu Portulhak receberam o prêmio de terceiro lugar por seu artigo técnico

Durante o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), que aconteceu em Balneário Camboriú (SC), em setembro, dois trabalhos científicos paranaenses foram premiados

Em terceiro lugar geral foi premiado o artigo técnico "Alienação de Participação Societária e Tributação de PIS/COFINS: Uma Proposta de Árvore de Decisão", desenvolvido pelo integrante da Comissão CRCPR Contador Público, Henrique Portulhak, juntamente com Eva Maria Andreiu Portulhak, ambos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

O melhor trabalho na categoria "Temas Livres", foi "Whistleblowing no Contexto Contábil Brasileiro: Evidências e Perspectivas Investigativas", também da UFPR, conduzido por Camila Helfenstein e Sayuri Unoki de Azevedo.

O 21º CBC recebeu 293 trabalhos, sendo 239 científicos e 54 técnicos, que foram avaliados por 191 docentes e pesquisadores, na metodologia double blind review. Posteriormente, 161 trabalhos foram aprovados. O Paraná teve ainda a representação de Antônio Nadson Mascarenhas, premiado como melhor avaliador na área temática Educação e Pesquisa em Contabilidade.


Estado também levou prata em Olimpíada Nacional de Contabilidade

Os profissionais da contabilidade Henrique de Andrade Netska e Leandro Brito de Arruda, foram agraciados com o segundo lugar na 1ª Olimpíada Nacional de Contabilidade (ONC). Já na categoria estudantes, a prata foi dos alunos da UFPR, Felipe de Souza de Lima e Renê Lopes Corrêa,

Com o intuito de difundir o conhecimento contábil, promover a troca de experiências entre os profissionais da contabilidade e a sociedade civil, assim como motivar jovens a ingressarem no estudo da ciência contábil e no mercado de trabalho, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) lançou a 1ª edição da Olimpíada. A atividade foi criada pela Comissão CFC Jovem e realizada pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC),  destinada aos estudantes do curso de Ciências Contábeis matriculados em qualquer instituição de ensino superior brasileira e aos profissionais devidamente registrados em Conselho Regional de Contabilidade (CRC). 

A Olimpíada foi dividida em duas etapas. A primeira incluía a gravação e publicação de um vídeo no Instagram do candidato, marcando os perfis do CFC (@cfcbsb) e do CBC (@congressocontabilidade). Cinco finalistas foram selecionados para a segunda etapa e receberam como prêmio a isenção no valor da inscrição do CBC, bem como custeio da passagem, hospedagem e ajuda de custo para participar do evento. Além da premiação da segunda etapa, um vencedor final foi convidado a participar de imersão no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília, com passagem e diárias custeadas pelo CBC. 


Os profissionais da contabilidade Henrique de Andrade Netska e Leandro Brito de Arruda foram agraciados com o segundo lugar na 1ª Olimpíada Nacional de Contabilidade (ONC)
Da esq. p/ a dir.: o presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin; os estudantes de Ciências Contábeis que ganharam o 2º lugar na Olimpíada, Felipe de Souza de Lima e Renê Lopes Corrêa; e o coordenador do CRCPR Ensino, Cesiro Aparecido da Cunha Junior



Reprodução permitida desde que citada a fonte.