Cerca de 1.400 pessoas assistiram às transmissões das palestras simultâneas da segunda noite do Fórum Virtual de Contabilidade do CRCPR nesta terça (27), às 19h, pelo canal do CRCPR no YouTube, um público bem próximo do registrado na primeira noite do evento. Na sala virtual A, o tema abordado foi "Contabilidade Pública: Os impactos da pandemia e alterações legislativas no processo de encerramento de mandato dos prefeitos", com os palestrantes Paulo Henrique Feijó da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e Cristiane Berriel Lima de Silveira, da Secretaria da Fazenda do Paraná (SEFA/PR), e moderação do consultor em contabilidade pública Décio Galdino. Com um pico de aproximadamente 500 espectadores, considerado excelente para um assunto tão específico e segmentado.
Na sala B, o tema abordado foi "Valorização Profissional" com a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR) Andrea Barcellos Gauté e a empresária contábil Elizangela de Paula Kuhn, como palestrantes e o coordenador geral das Comissões e Conselheiro do CRCPR Michel Melhem como moderador. Por ser um tema de interesse geral, esta palestra contou com uma média de público acima de 800 participantes, tendo obtido picos acima de 950 espectadores.
Como a palestra da sala A terminou primeiro, muitos participantes acabaram migrando para a sala B, para assistir aos minutos finais da apresentação da empresária Elizangela Kuhn, o que foi relatado por diversos participantes do chat. Sobre o tema proposto às palestrantes, “Profissional da Contabilidade: Nova Fórmula”, Andréa Guaté comentou, ao final de sua apresentação: “O tema de hoje foi uma provocação à reflexão, pois na verdade, não existe uma fórmula única, uma receita de bolo. O profissional tem que estar atento, se atualizando e se reinventando o tempo todo. Não adianta achar que vai pegar a “receita da vovó” e se manter competitivo no mercado de hoje”. Já Elizangela Kuhn destacou que no passado, o profissional da contabilidade era contratado pela sua competência técnica e dispensado, em geral, pela falta de habilidades de relacionamento. “Hoje em dia a gente já contrata com foco nas habilidades comportamentais, pois é imprescindível que, além de conhecimento técnico, tenhamos flexibilidade para nos adaptarmos rapidamente às constantes mudanças do mercado, e essa pandemia foi uma verdadeira lição para todos sobre a importância de termos essa capacidade de adaptação. Em um único domingo migramos toda a nossa empresa para home office e na segunda-feira estávamos atendendo 100% às necessidades dos clientes”, contou.
Hoje, quarta-feira (28), acontecerão quatro palestras, sendo duas às 19h e duas às 20h. Na sala virtual A, a partir das 19h, o tema será "Perícia Contábil: Normas brasileiras de Perícia Contábil e suas alterações", com o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR Roberto Figueiredo como moderador, e os peritos contadores Wilson Alberto Zappa Hoog e Marco Antônio Amaral Pires como palestrantes. Na sala B, os temas serão "Terceiro Setor: Incentivos Fiscais Sociais e peculiaridades Contábeis" e "Como tornar sua ONG imune do INSS?", apresentados, respectivamente, pelo contador William Fischer, e pelo advogado Juliano Lirani, com moderação do Conselheiro do CRCPR Maikol Couto Gestal Vicente. Às 20h, na sala A, o tema será "Transformação Digital: Riscos e oportunidades da transformação digital para os contadores", com a Conselheira do CRCPR Daniella Novak como moderadora e os Empresários Contábeis Ronaldo Dias de Oliveira e Michel Medeiros Domingues como palestrantes. Na sala B, o tema será "Auditoria Contábil: Due Diligence/Compliance", com moderação do conselheiro do CRCPR Everson Carlin, e com os Auditores Wesley Montechiari Figueira e Sérgio Porciúncula como palestrantes.
Na quinta-feira (29), a palestra de encerramento do evento acontecerá às 19h, sempre com acesso pelo hotsite do evento. O tema "Empresa Contábil: Perspectivas no Mercado em Consolidação", com o presidente do CRCPR Laudelino Jochem, e a vice-presidente de Registro do CFC, Lucelia Lecheta, como palestrantes e o diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, como moderador.
A participação é aberta a todos os interessados, mas durante as transmissões, os inscritos devem acessar os links disponibilizados pela organização no chat e no hotsite do evento para confirmar presença e se qualificar para emissão de certificados válidos para o Programa de Educação Profissional Continuada do CFC (PEPC-CFC) e para horas acadêmicas.
Todos os acessos devem ser feitos pelo hotsite do evento, https://www.crcpr.org.br/new/hotsite/forumVirtual2020/, onde também serão disponibilizados, durante as transmissões, os links para confirmação de presença.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.