Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


O tradicional Fórum do Auditor, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), está marcado para o dia 25 de setembro, das 8h às 17h. O Fórum será transmitido pela TV CRCPR e valerá pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC). Inscreva-se aqui!

Durante o Fórum, Eliza Bitencourt Albuquerque (currículo), ministrará um painel abordando o tema “Conectando Pessoas – Examinando os desafios geracionais e as habilidades tecnológicas essenciais no mundo moderno”. Eliza é mestre e doutoranda em Administração, e especialista em Neurociência do Comportamento e Design Thinking. É professora de Desenvolvimento de Liderança, Gestão de Mudanças e Gestão Ágil e Aprendizagem Ativa na Fundação Getúlio Vargas. Além disso, atuou como consultora e executiva em Big 4 por mais de 16 anos, conduzindo transformação e reposicionamento estratégico da área de auditoria. 

Confira entrevista com a painelista Eliza Bitencourt Albuquerque

CRCPR Online: Como a tecnologia pode ser uma ponte para conectar diferentes gerações, em vez de ser uma barreira?

Eliza Bitencourt Albuquerque (EBA): A tecnologia é uma realidade sem volta. Por isso, cultivar um olhar curioso já é uma habilidade fundamental para todas as gerações. Dito isso, é importante lembrar que falar sobre gerações sempre implica recortes socioeconômicos e generalizações que nem sempre são capazes de dar conta da individualidade de cada um. Feitas essas ressalvas, podemos assumir que pessoas que “já nasceram digitais” tendem a se sentir menos constrangidas para se aventurarem no uso de uma nova tecnologia.  Por outro lado, pessoas de gerações com mais tempo de estrada tendem a trazer sabedoria e podem avaliar melhor o real valor adicionado e os cuidados na adoção de uma tecnologia. Se ambas as partes estiverem abertas para escutar e tiverem humildade para aprenderem uma com a outra, a tecnologia irá contribuir muito na construção de times de alta performance.

CRCPR Online: O que as empresas podem fazer para facilitar a adaptação tecnológica de suas equipes, promovendo um ambiente inclusivo para todas as gerações?

EBA: Quando falamos em adaptação tecnológica, algumas pessoas podem achar que ao se adaptar, abrirão caminhos para serem substituídas. Por isso, os profissionais devem investir seu tempo na busca de conhecimento e desenvolvimento de novas oportunidades. As empresas têm um papel importante em ajudar a construir e mostrar novos caminhos para as pessoas. Vivemos a economia da atenção e, muitas vezes, o profissional de uma empresa poderá acessar um conteúdo sobre novas tecnologias carregado de especulações, com a intenção de prender sua atenção pelo medo. Em um contexto de medo, o potencial criativo das pessoas é bloqueado. Por isso, as empresas têm um papel fundamental na promoção de espaços de aprendizado e debate sobre novas tecnologias, com a qualidade e profundidade necessária, para que os profissionais de distintas gerações não apenas se adaptem, mas identifiquem e criem oportunidades, inclusive de negócios.


Confira a programação do Fórum do Auditor

  • Painel 1: Muito Além do ChatGPT – A jornada da experimentação à adoção da Inteligência Artificial Generativa
  • Painel 2: Contribuições da Psicologia no Desenvolvimento do Pensamento Crítico: Aprofundando no papel do julgamento e do ceticismo profissional           
  • Painel 3: Conectando Pessoas – Examinando os desafios geracionais e as habilidades tecnológicas essenciais no mundo moderno        
  • Painel 4: Fraudes Contábeis e Corporativas em Pauta! Casos e estratégias no cenário atual

Produzido pela Comissão CRCPR Auditoria Contábil, o evento será uma oportunidade para os participantes atualizarem e expandirem seus conhecimentos, trazendo insights inovadores, abordando as últimas tendências e desafios enfrentados pelos profissionais de auditoria.

Para mais informações sobre o Fórum e para garantir sua inscrição, clique aqui!




Reprodução permitida desde que citada a fonte.