O contador Danilo Alves Grani é o novo vice-presidente de Desenvolvimento Regional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) para a gestão 2024-2025. Os vice-presidentes exercem atividade honorífica (não remunerada) e são eleitos pelo Plenário, entre os conselheiros ativos na Casa, para mandatos de dois anos.
Conforme estabelecido pelo Regimento Interno do CRCPR, cabe à Câmara de Desenvolvimento Regional a responsabilidade de assessorar a comissão permanente de escolha de delegados representantes do CRCPR. Além disso, é incumbida de coordenar ações de integração e aperfeiçoamento das atividades desempenhadas pelos delegados, incluindo a mensuração da satisfação entre os profissionais da respectiva região.
Adicionalmente, a Câmara tem a competência de tratar e propor medidas relacionadas às delegacias regionais e aos próprios delegados do CRCPR. Esse escopo inclui a análise e a sugestão ao presidente da entidade no que diz respeito à criação, instalação, reforma, suspensão ou desativação de Delegacias Regionais. O grupo de trabalho também assume a responsabilidade de conduzir estudos voltados para a interiorização das atividades do CRCPR.
Nesta entrevista, Danilo Alves Grani conta um pouco da sua trajetória profissional e fala sobre seus planos e expectativas quanto ao trabalho à frente da Câmara de Desenvolvimento Regional no CRCPR.
CRCPR Online: Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e envolvimento com o CRCPR?
Danilo Alves Grani (DAG): Refletindo minha experiência no setor contábil, desde 1995, atuando como empresário e liderando o Sindicato dos Contabilistas do Litoral Paranaense (Sincolpar), iniciei minha trajetória no CRCPR, em 2022, como conselheiro. Já desempenhei funções em diversas áreas, concentrando-me sempre na gestão, representação e no aprimoramento profissional dos contabilistas. Em 2023, ao assumir a liderança da Comissão de Inovação e Transformação Digital do CRCPR, tive a honra de organizar e participar da criação de um videocast e do pioneiro evento Ideathon. Além disso, como membro da Câmara de Desenvolvimento Regional, acompanhando o então presidente e a diretoria, percorri as 46 delegacias do CRCPR no Programa CRCPR em Sua Região. Posteriormente, assumi a vice-presidência da Câmara de Desenvolvimento Regional.
CRCPR Online: Qual é a sua visão em relação ao papel desempenhado pelo CRCPR junto à profissão contábil no estado?
DAG: O CRCPR desempenha um papel fundamental no fortalecimento e na ascensão da profissão contábil no estado. Sua atuação abrange a atualização, regulação, fiscalização e capacitação dos profissionais, assegurando que a contabilidade paranaense esteja alinhada com as melhores práticas e inovações do setor, inclusive aplicando projetos-pilotos no Estado do Paraná.
Representar o Conselho e meus colegas de profissão é motivo de grande orgulho, e essa nova função traz consigo uma responsabilidade ainda maior. Pretendo usar minha experiência e visão para expandir e aprimorar as atividades do CRCPR no interior, consolidando a presença regional do conselho e fomentando a integração e capacitação contínua dos delegados representantes. Nas palavras de Augusto Branco: “Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante”.
CRCPR Online: Quais são seus anseios e perspectivas para a comunidade contábil durante o seu mandato?
DAG: Aos meus colegas contabilistas, afirmo que meu compromisso é dedicar-me ao trabalho de fortalecer nossa profissão. Nessa caminhada, concentrarei meus esforços no desenvolvimento, na representação e no apoio contínuo a todos os profissionais. Juntos, elevaremos ainda mais o padrão da contabilidade no Paraná.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.