No dia 2 de setembro, delegados representantes do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) de diversas regiões do estado participaram da oitava reunião mensal de 2024. No encontro virtual, o presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin, liderou a discussão com o vice-presidente de Desenvolvimento Regional, Danilo Alves Grani. Também participaram a vice-presidente de Registro, Ariane Yumi de Almeida Rocha, e o diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo.

"Para Registro, sempre recebemos todos os documentos em formato físico. Agora, para facilitar a logística, abriremos para a posibilidade de entrega de documentação de Registro de forma online, desde que o formulário seja assinado com certificado digital, com o CPF do profissional", explicou a vice-presidente Ariane Yumi de Almeida Rocha sobre os novos procedimentos da área de Registro do CRCPR. "Outro ponto que gostaria de ressaltar é que a carteira digital é entregue em até 5 dias úteis. Já a carteira física tem demorado até 180 dias, pois é produzida pelo Conselho Federal de Contabilidade", completou.

No mês de agosto, dando andamento ao programa "Por Dentro do CRCPR", a sede da autarquia, em Curitiba, recebeu a visita dos delegados representantes do CRCPR, Marcos Antonio Kastl (Ponta Grossa) e Marcio Ziarecki (Castro), além dos presidentes do Sindicato dos Contabilistas de Paranavaí;(Sincopar), Carlos Alberto Cripa, e de Ponta Grossa (Sicopon), Mauricio Antonio Cavalli.

"Neste mês, demos continuidade ao Por Dentro do CRCPR, que mais uma vez contou com uma programação cuidadosamente elaborada para oferecer uma visão completa das operações e práticas do nosso conselho, reforçando o compromisso com a transparência e o engajamento contínuo", contou o vice-presidente de Desenvolvimento Regional, Danilo Alves Grani.

Danilo Alves Grani trouxe ainda informações sobre o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), que acontecerá entre 8 e 11 de setembro, na cidade de Balneário Camboriú (SC). Além disso, agradeceu a divulgação e participação dos delegados na "Imersão em Normas Contábeis e ESG", que aconteceu em Francisco Beltrão, nos dias 13 e 14 de agosto; assim como a participação em reunião de delegados representantes ocorrida na cidade.

"Com a agenda de reuniões presenciais, no dia 13 de agosto, realizamos um encontro significativo em Francisco Beltrão, com a participação ativa das delegacias de Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Pato Branco, Palmas, Planalto, Pranchita e Realeza. Discutimos temas críticos como o futuro do curso de Ciências Contábeis e a fiscalização exercida pelo CRCPR. Este formato de reunião presencial foi particularmente valioso, permitindo um conhecimento mais aprofundado das especificidades e necessidades de cada região representada no CRCPR", disse o vice-presidente Danilo.

O vice-presidente explicou ainda que, devido às recentes mudanças regulatórias com a promulgação da Resolução do CFC nº 1.724/2024, que altera a norma sobre as representações dos Conselhos Regionais de Contabilidade fora de suas sedes, os mandatos dos delegados representantes do CRCPR, previstos para encerrarem em 31 de dezembro de 2024, foram estendidos até 31 de dezembro de 2025. A extensão permite que as necessárias adequações sejam implementadas.

Por fim, os delegados representantes usaram o espaço de "palavra aberta" da reunião para dar sugestões sobre a atuação e assuntos a serem discutidos em próximos encontros.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.