Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


Em 2024, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), mais uma vez aderiu à campanha Novembro Azul, com o mote "Mais que um cuidado, é um compromisso com a vida: previna-se". Com materiais de comunicação em todas as redes sociais, a entidade reforça a importância da conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata em homens. 

Novembro Azul

A campanha Novembro Azul é uma iniciativa global voltada para a conscientização sobre a saúde do homem, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. O principal objetivo é incentivar os homens a cuidarem de sua saúde de forma preventiva, principalmente em relação ao câncer de próstata.

Câncer de Próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A doença surge a partir do crescimento desordenado das células da próstata, resultando na formação de um tumor maligno. 

Sintomas: dificuldade de urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro, diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen. No entanto, muitos casos são assintomáticos nas fases iniciais, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais importante. 

Diagnósticopor meio da biópsia prostática, que deve ser feita por um médico urologista. A detecção precoce é uma estratégia para identificar o tumor em fase inicial, aumentando as chances de um tratamento bem-sucedido. O diagnóstico pode ser feito por meio de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos. 

Fatores de Risco: tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 60 anos. Se um parente próximo – especialmente o pai ou o irmão – teve a doença antes dos 60 anos, o risco de desenvolvimento de câncer aumenta para o indivíduo. O excesso de gordura corporal, o tabagismo e a exposição a substâncias químicas, fuligem e produtos derivados de petróleo também estão associados à doença.



Reprodução permitida desde que citada a fonte.