Com o objetivo de aprimorar a gestão das ações de responsabilidade social realizadas por profissionais e estudantes da contabilidade, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) lançou, em setembro, a nova plataforma do Sistema CFC Voluntário. A ferramenta foi apresentada durante a reunião da Comissão Nacional e dos coordenadores estaduais do programa, realizada na sede do CFC, em Brasília, na qual estiveram presentes Maurício Cândido, conselheiro do CFC representante do Paraná e líder do projeto no CFC Voluntário, e Fernando Borazo, coordenador da Comissão CRCPR Voluntário.
O novo sistema foi desenvolvido para facilitar o acompanhamento e o monitoramento das atividades voluntárias realizadas em todo o país, permitindo aos usuários organizar, mensurar e registrar suas ações de forma simples e eficiente. O painel também disponibiliza relatórios e gráficos com informações detalhadas sobre o número de atividades, o quantitativo de voluntários cadastrados e a distribuição das ações ao longo do ano.
"O Sistema CFC Voluntario une conhecimento contábil com o compromisso social de transformar realidades por meio da solidariedade organizada", destacou o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) representante do Paraná e líder do projeto no CFC Voluntário, Maurício Cândido. “Ao longo desses anos, o sistema ficou estanque. Ele não teve manutenções, então decidimos renovar. Trouxemos a essência da organização com uma linguagem moderna e um design avançado. O sistema ressurge revitalizado, trazendo mais dinamismo e transparência à atuação voluntária da classe contábil”, complementou Cândido.
O primeiro sistema foi criado em 2008, no início do CFC Voluntário, e seguiu ativo até a implementação da nova plataforma. Com a nova ferramenta, o CFC Voluntário reforça seu propósito de estimular a cidadania e o engajamento social da classe contábil, unindo tecnologia, gestão e solidariedade para promover transformações positivas em comunidades de todo o Brasil. A plataforma agora conta com design moderno, linguagem atualizada e funcionalidades ampliadas, como o registro fotográfico das ações, emissão de relatórios e controle de membros ativos.
“Essa modernização é um marco. Ela oferece aos profissionais e estudantes um espaço eficiente para registrar e valorizar o trabalho voluntário, além de fortalecer o vínculo da contabilidade com a sociedade. A ferramenta amplia nossa capacidade de gestão e nos permite enxergar o real impacto das ações solidárias promovidas pela classe contábil”, afirmou o coordenador da Comissão CRCPR Voluntário, Fernando Borazo.
Para saber mais, acesse ainda o site do Voluntariado: https://voluntariadocontabil.cfc.org.br/