A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
O Capital Markets Advisory Committee (Comitê Consultivo do Mercado de Capitais, em português – CMAC) está buscando novos membros para compor sua equipe, a partir de 1º de janeiro de 2023.Os interessados em participar do processo de seleção deverão encaminhar uma carta de apresentação e um breve currículo para o e-mail investors@ifrs.org. O mandato será de três anos, podendo ser renovado uma única vez, por igual período. Os integrantes do comitê são oriundos de diversos setores de indústrias e de diversas localidades. Os pontos considerados para a escolha do candidato são: méritos de sua competência profissional como participante do mercado de capitais que utiliza informações financeiras e habilidade para representar as opiniões dos participantes do mercado de capitais. O CMAC é um organismo independente ligado ao International Accounting Standards Board (Iasb) e ao IFRS Foundation, com o propósito de fornecer ao Board do Iasb contribuições provenientes da comunidade internacional de preparadores de Demonstrações Financeiras. O comitê se reúne com os representantes do Board três vezes ao ano. Uma dessas reuniões é realizada em conjunto com o Global Preparers Forum (GPF).
Para mais informações, clique aqui.
Fonte: CFC por Simone Kuperchmit
O International Accounting Standards Board (Iasb) está buscando candidatos para trabalhar como membro da equipe em uma série de projetos técnicos de contabilidade, fornecendo suporte técnico e administrativo. O período de duração do trabalho é de dois anos, durante o qual a pessoa selecionada adquirirá experiência de trabalho internacional, desenvolverá habilidades profissionais, conhecimentos técnicos de contabilidade e compreensão do processo de estabelecimento de normas. Após esse tempo, espera-se que o escolhido passe a exercer atividades na profissão contábil ou na indústria. Esta descrição de funções delineia as responsabilidades e competências gerais esperadas de nossa equipe técnica assistente. No entanto, as responsabilidades específicas da função variam de acordo com as atribuições do projeto. Os pontos considerados para a escolha do candidato são: demonstrar atitude positiva e proativa, excelentes habilidades de comunicação em inglês falado e escrito, possuir um diploma universitário (ou qualificação equivalente) em contabilidade ou assunto relacionado e ter interesse em conhecer e compreender as Normas IFRS, bem como os objetivos da IFRS Foundation.
Os interessados em participar do processo de seleção deverão encaminhar carta de apresentação e currículo detalhado para o e-mail recruitment@ifrs.org.
Saiba mais aqui.
Fonte: IFRS Foundation e CFC por Simone Kuperchmit
Dando continuidade à série sobre as novas normas de gestão de qualidade, de autoria de Kirsten S. Albo, da ASK KSA Consulting Inc, a última parte abordará a avaliação do sistema de gestão de qualidade. A norma exige que a avaliação deste sistema seja realizada pelo menos uma vez por ano. O objetivo do sistema de gestão de qualidade é fornecer à firma segurança razoável de que esta e seu pessoal cumprem suas responsabilidades e conduzem os trabalhos de acordo com as normas e requisitos e emitem relatórios apropriados às circunstâncias. No contexto do ISQM 1, garantia razoável é um nível de garantia alto, mas não absoluto.
Para ler o conteúdo completo sobre a série, clique aqui! Ou acesso o site oficial em inglês, clicando aqui!
Fonte: Ifac e CFC por Simone Kuperchmit
Em sua reunião de dezembro passado, o Iaasb aprovou a ISA 600 (Revisada), Considerações Especiais – Auditorias de Demonstrações Contábeis de Grupos, incluindo o Trabalho dos Auditores dos Componentes como formato final. Dentre os itens, a norma Introduz a Estrutura baseada em riscos para o planejamento e desempenho dos trabalhos da auditoria de grupo; esclarece e reforça as ligações com outras normas, incluindo normas que lidam com a gestão de qualidade, identificando e avaliando os riscos de declarações errôneas; inclui requisitos aprimorados e material de aplicação relacionado ao escopo da norma, restrições de acesso a pessoas e informações, materialidade e documentação. O board divulgará formalmente a norma em abril de 2022, após a confirmação do Public Interest Oversight Board (PIOB, na sigla em inglês) de que o devido processo foi seguido. A norma revisada entrará em vigor para períodos iniciados em ou após 15 de dezembro de 2023.
Saiba mais aqui.
Fonte: Iaasb e CFC por Simone Kuperchmit
International Accounting Standards Board (Iasb, na sigla em inglês) publicou hoje um artigo comentando o seu projeto sobre Atividades Extrativas. Neste artigo, o contador brasileiro, Tadeu Cendon, membro do Iasb, explana a decisão do Iasb a respeito do escopo do projeto e dos objetivos após o feedback recebido das partes interessadas de diferentes jurisdições.
Acesse o artigo aqui.
Fonte: IFRSS Foundation e CFC por Simone Kuperchmit
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.