Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Quarta-feira (3/11)

IFAC promete apoio contínuo ao novo Conselho de Padrões Internacionais de Sustentabilidade

A Federação Internacional de Contadores (International Federation of Accountants - IFAC), que compreende 180 membros e organizações associadas e representa mais de 3 milhões de profissionais da contabilidade em todo o mundo, comemora a criação do Conselho de Padrões Internacionais de Sustentabilidade (International Sustainability Standards Board - ISSB) trabalhando em estreita cooperação com o Conselho de Padrões Internacionais de Contabilidade (International Accounting Standards Board - IASB) , sob a estrutura de governança e liderança da Fundação IFRS. A IFAC parabeniza os curadores da Fundação IFRS por agirem com velocidade sem precedentes para atender às necessidades dos investidores, fornecer uma visão holística do valor de empresa e lidar com a crise climática. O clima e outras questões de sustentabilidade são de natureza global e o ISSB entregará uma solução global para divulgação de questões de  sustentabilidade. O caráter multijurisdicional do ISSB reflete esta realidade e pode facilitar a implementação dos padrões do ISSB.

A IFAC também dá boas vindas aos compromissos de combinar o CDSB e a Value Reporting Foundation com a Fundação IFRS, fornecendo a consolidação necessária e contribuindo com suporte e recursos para o sucesso do novo ISSB, o que habilita a nova entidade para tomar como ponto de partida o trabalho de alta qualidade das iniciativas existentes relacionadas à sustentabilidade e harmonizar o cenário de definição de padrões, fornecendo uma plataforma global abrangente de materiais informativos sobre sustentabilidade para o valor da empresa, conectados a relatórios financeiros por meio de conceitos fundamentais e princípios orientadores de relatos integrados. “Agora é o momento para formuladores de políticas em todo o mundo se concentrarem em como capitalizar sobre o trabalho futuro do ISSB”, disse o CEO da IFAC, Kevin Dancey. “Tal como acontece com o sucesso das Normas IFRS para relatórios financeiros, o apoio da IOSCO é fundamental. As jurisdições em todo o mundo precisam dar o próximo passo - decidir usar, implementar e aplicar os Padrões IFRS de Divulgação de Sustentabilidade como parte de uma Abordagem de Blocos de Construção que fornecerá a diretriz global para relatórios relacionados à sustentabilidade necessários para investidores e mercados de capitais. ”Essa abordagem permite que os padrões globais definidos pelo ISSB - compatíveis com quaisquer divulgações com foco em múltiplas partes interessadas que algumas jurisdições possam exigir - resultem em informações relacionadas à sustentabilidade consistentes, comparáveis ​​e asseguráveis, que aprimorem os relatórios corporativos. A IFAC incentiva suas organizações membros a apoiarem esta iniciativa e se engajarem agora, em nível local, para ajudar a transformar novos padrões globais em requisitos locais para relatórios. Leia mais sobre o suporte da IFAC para os padrões globais relacionados à sustentabilidade no site da IFAC.

Sobre 

A IFAC é a organização global para a profissão de contabilidade dedicada a servir o interesse público, fortalecendo a profissão e contribuindo para o desenvolvimento de economias internacionais fortes. É composta por 180 membros e associados em 135 países e circunscrições, representando mais de 3 milhões de profissionais da contabilidade das áreas pública, educação, serviço governamental, indústria e comércio.

Fonte: Site da IFAC

Fundação IFRS anuncia a criação do Conselho de Padrões Internacionais de Sustentabilidade (ISSB) e a publicação de modelo de requisitos de divulgação de sustentabilidade

Enquanto os líderes mundiais reúnem-se em Glasgow para a COP26, a cúpula global da ONU para tratar da questão crítica e urgente da mudança climática, os curadores da IFRS Foundation anunciam três desenvolvimentos significativos para fornecer aos mercados financeiros globais divulgações de alta qualidade sobre o clima e outros questões de sustentabilidade: a formação de um novo Conselho de Padrões Internacionais de Sustentabilidade (International Sustainability Standards Board - ISSB) para desenvolver - no interesse público - uma linha de base global abrangente de padrões de divulgação de sustentabilidade de alta qualidade para atender às necessidades de informação dos investidores; Um compromisso de organizações líderes de divulgação de sustentabilidade com foco no investidor para consolidar no novo conselho. 

A IFRS Foundation completará a consolidação do Climate Disclosure Standards Board (CDSB - uma iniciativa do CDP) e da Value Reporting Foundation (VRF - que abriga o Integrated Reporting Framework e os SASB Standards) até junho de 2022; A publicação modelo climático e de requisitos gerais de divulgação desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho de Preparação Técnica (TRWG), formado pelos Curadores da Fundação IFRS para realizar o trabalho preparatório para o ISSB. 

Esses protótipos são o resultado de seis meses de trabalho conjunto por representantes do CDSB, do International Accounting Standards Board (IASB), da Força-Tarefa do Conselho de Estabilidade Financeira sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD), do VRF e do Fórum Econômico Mundial ( Fórum), apoiado pela Organização Internacional de Comissões de Valores Mobiliários (IOSCO) e seu Grupo de Especialistas Técnicos de reguladores de valores mobiliários. O TRWG consolidou os principais aspectos do conteúdo dessas organizações em um conjunto aprimorado e unificado de recomendações para consideração pelo ISSB.

Juntos, esses desenvolvimentos criam os arranjos institucionais necessários, estabelecidos na Constituição revisada da Fundação, e estabelecem as bases técnicas para um padrão global de divulgação de sustentabilidade para os mercados financeiros. Eles atendem à demanda crescente e urgente de agilizar e formalizar as divulgações de sustentabilidade corporativa.

O ISSB se sentará ao lado e trabalhará em estreita cooperação com o IASB, garantindo a conectividade e compatibilidade entre os Padrões de Contabilidade IFRS e os padrões do ISSB - Padrões de Divulgação de Sustentabilidade IFRS. Para garantir a legitimidade do interesse público, os dois conselhos serão supervisionados pelos curadores, que, por sua vez, respondem perante um Conselho de Monitoramento das autoridades do mercado de capitais responsáveis ​​pelos relatórios corporativos em suas jurisdições. O ISSB e o IASB serão independentes e seus padrões se complementarão para fornecer informações abrangentes aos investidores e outros provedores de capital.

Demanda comprovada

Os mercados financeiros precisam avaliar os riscos e oportunidades enfrentados por empresas individuais que surgem de questões ambientais, sociais e de governança (ESG), já que afetam o valor da empresa. Isso está gerando uma demanda significativa por informações de alta qualidade. Os investidores e outros provedores de capital desejam padrões globais de divulgação de sustentabilidade que atendam às suas necessidades de informação. Estruturas de relatórios voluntários e orientações estimularam a inovação e a ação, embora a fragmentação também tenha aumentado o custo e a complexidade para investidores, empresas e reguladores.

Muitos investidores e reguladores pediram que a Fundação IFRS desenvolvesse iniciativas lideradas pelo mercado e usasse sua experiência na criação de padrões contábeis usados ​​em mais de 140 jurisdições para trazer relatórios globalmente comparáveis ​​sobre questões de sustentabilidade para os mercados financeiros. A decisão dos curadores de criar o ISSB é informada pelo feedback recebido em suas duas consultas públicas, discussões com grupos consultivos, diálogo frequente com o IFRS Foundation Monitoring Board e com o apoio da IOSCO e outros.

Linha de base global abrangente

O ISSB desenvolverá Padrões IFRS de Divulgação de Sustentabilidade, incluindo requisitos de divulgação que tratam dos impactos das empresas em questões de sustentabilidade relevantes para avaliar o valor da empresa e tomar decisões de investimento. Os padrões do ISSB permitirão que as empresas forneçam informações abrangentes de sustentabilidade para os mercados financeiros globais. Os padrões serão desenvolvidos para facilitar a compatibilidade com requisitos específicos de jurisdição ou destinados a um grupo mais amplo de partes interessadas (por exemplo, a Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa planejada da União Europeia, bem como iniciativas nas Américas e Ásia-Oceania).Os líderes do G20 e o Conselho de Estabilidade Financeira deram as boas-vindas ao programa de trabalho da Fundação IFRS para desenvolver padrões globais de referência para divulgações de sustentabilidade.

Consolidar e desenvolver iniciativas existentes

Consistente com o feedback recebido por meio de consulta, o ISSB se baseará no trabalho das iniciativas existentes de relatórios com foco no investidor

Fonte: Site da IFRS Foundation