Quarta-feira (3/11)
A Federação Internacional de Contadores (International Federation of Accountants - IFAC), que compreende 180 membros e organizações associadas e representa mais de 3 milhões de profissionais da contabilidade em todo o mundo, comemora a criação do Conselho de Padrões Internacionais de Sustentabilidade (International Sustainability Standards Board - ISSB) trabalhando em estreita cooperação com o Conselho de Padrões Internacionais de Contabilidade (International Accounting Standards Board - IASB) , sob a estrutura de governança e liderança da Fundação IFRS. A IFAC parabeniza os curadores da Fundação IFRS por agirem com velocidade sem precedentes para atender às necessidades dos investidores, fornecer uma visão holística do valor de empresa e lidar com a crise climática. O clima e outras questões de sustentabilidade são de natureza global e o ISSB entregará uma solução global para divulgação de questões de sustentabilidade. O caráter multijurisdicional do ISSB reflete esta realidade e pode facilitar a implementação dos padrões do ISSB.
A IFAC também dá boas vindas aos compromissos de combinar o CDSB e a Value Reporting Foundation com a Fundação IFRS, fornecendo a consolidação necessária e contribuindo com suporte e recursos para o sucesso do novo ISSB, o que habilita a nova entidade para tomar como ponto de partida o trabalho de alta qualidade das iniciativas existentes relacionadas à sustentabilidade e harmonizar o cenário de definição de padrões, fornecendo uma plataforma global abrangente de materiais informativos sobre sustentabilidade para o valor da empresa, conectados a relatórios financeiros por meio de conceitos fundamentais e princípios orientadores de relatos integrados. “Agora é o momento para formuladores de políticas em todo o mundo se concentrarem em como capitalizar sobre o trabalho futuro do ISSB”, disse o CEO da IFAC, Kevin Dancey. “Tal como acontece com o sucesso das Normas IFRS para relatórios financeiros, o apoio da IOSCO é fundamental. As jurisdições em todo o mundo precisam dar o próximo passo - decidir usar, implementar e aplicar os Padrões IFRS de Divulgação de Sustentabilidade como parte de uma Abordagem de Blocos de Construção que fornecerá a diretriz global para relatórios relacionados à sustentabilidade necessários para investidores e mercados de capitais. ”Essa abordagem permite que os padrões globais definidos pelo ISSB - compatíveis com quaisquer divulgações com foco em múltiplas partes interessadas que algumas jurisdições possam exigir - resultem em informações relacionadas à sustentabilidade consistentes, comparáveis e asseguráveis, que aprimorem os relatórios corporativos. A IFAC incentiva suas organizações membros a apoiarem esta iniciativa e se engajarem agora, em nível local, para ajudar a transformar novos padrões globais em requisitos locais para relatórios. Leia mais sobre o suporte da IFAC para os padrões globais relacionados à sustentabilidade no site da IFAC.
Sobre
A IFAC é a organização global para a profissão de contabilidade dedicada a servir o interesse público, fortalecendo a profissão e contribuindo para o desenvolvimento de economias internacionais fortes. É composta por 180 membros e associados em 135 países e circunscrições, representando mais de 3 milhões de profissionais da contabilidade das áreas pública, educação, serviço governamental, indústria e comércio.
Fonte: Site da IFAC
Enquanto os líderes mundiais reúnem-se em Glasgow para a COP26, a cúpula global da ONU para tratar da questão crítica e urgente da mudança climática, os curadores da IFRS Foundation anunciam três desenvolvimentos significativos para fornecer aos mercados financeiros globais divulgações de alta qualidade sobre o clima e outros questões de sustentabilidade: a formação de um novo Conselho de Padrões Internacionais de Sustentabilidade (International Sustainability Standards Board - ISSB) para desenvolver - no interesse público - uma linha de base global abrangente de padrões de divulgação de sustentabilidade de alta qualidade para atender às necessidades de informação dos investidores; Um compromisso de organizações líderes de divulgação de sustentabilidade com foco no investidor para consolidar no novo conselho.
A IFRS Foundation completará a consolidação do Climate Disclosure Standards Board (CDSB - uma iniciativa do CDP) e da Value Reporting Foundation (VRF - que abriga o Integrated Reporting Framework e os SASB Standards) até junho de 2022; A publicação modelo climático e de requisitos gerais de divulgação desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho de Preparação Técnica (TRWG), formado pelos Curadores da Fundação IFRS para realizar o trabalho preparatório para o ISSB.
Esses protótipos são o resultado de seis meses de trabalho conjunto por representantes do CDSB, do International Accounting Standards Board (IASB), da Força-Tarefa do Conselho de Estabilidade Financeira sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD), do VRF e do Fórum Econômico Mundial ( Fórum), apoiado pela Organização Internacional de Comissões de Valores Mobiliários (IOSCO) e seu Grupo de Especialistas Técnicos de reguladores de valores mobiliários. O TRWG consolidou os principais aspectos do conteúdo dessas organizações em um conjunto aprimorado e unificado de recomendações para consideração pelo ISSB.
Juntos, esses desenvolvimentos criam os arranjos institucionais necessários, estabelecidos na Constituição revisada da Fundação, e estabelecem as bases técnicas para um padrão global de divulgação de sustentabilidade para os mercados financeiros. Eles atendem à demanda crescente e urgente de agilizar e formalizar as divulgações de sustentabilidade corporativa.
O ISSB se sentará ao lado e trabalhará em estreita cooperação com o IASB, garantindo a conectividade e compatibilidade entre os Padrões de Contabilidade IFRS e os padrões do ISSB - Padrões de Divulgação de Sustentabilidade IFRS. Para garantir a legitimidade do interesse público, os dois conselhos serão supervisionados pelos curadores, que, por sua vez, respondem perante um Conselho de Monitoramento das autoridades do mercado de capitais responsáveis pelos relatórios corporativos em suas jurisdições. O ISSB e o IASB serão independentes e seus padrões se complementarão para fornecer informações abrangentes aos investidores e outros provedores de capital.
Demanda comprovada
Os mercados financeiros precisam avaliar os riscos e oportunidades enfrentados por empresas individuais que surgem de questões ambientais, sociais e de governança (ESG), já que afetam o valor da empresa. Isso está gerando uma demanda significativa por informações de alta qualidade. Os investidores e outros provedores de capital desejam padrões globais de divulgação de sustentabilidade que atendam às suas necessidades de informação. Estruturas de relatórios voluntários e orientações estimularam a inovação e a ação, embora a fragmentação também tenha aumentado o custo e a complexidade para investidores, empresas e reguladores.
Muitos investidores e reguladores pediram que a Fundação IFRS desenvolvesse iniciativas lideradas pelo mercado e usasse sua experiência na criação de padrões contábeis usados em mais de 140 jurisdições para trazer relatórios globalmente comparáveis sobre questões de sustentabilidade para os mercados financeiros. A decisão dos curadores de criar o ISSB é informada pelo feedback recebido em suas duas consultas públicas, discussões com grupos consultivos, diálogo frequente com o IFRS Foundation Monitoring Board e com o apoio da IOSCO e outros.
Linha de base global abrangente
O ISSB desenvolverá Padrões IFRS de Divulgação de Sustentabilidade, incluindo requisitos de divulgação que tratam dos impactos das empresas em questões de sustentabilidade relevantes para avaliar o valor da empresa e tomar decisões de investimento. Os padrões do ISSB permitirão que as empresas forneçam informações abrangentes de sustentabilidade para os mercados financeiros globais. Os padrões serão desenvolvidos para facilitar a compatibilidade com requisitos específicos de jurisdição ou destinados a um grupo mais amplo de partes interessadas (por exemplo, a Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa planejada da União Europeia, bem como iniciativas nas Américas e Ásia-Oceania).Os líderes do G20 e o Conselho de Estabilidade Financeira deram as boas-vindas ao programa de trabalho da Fundação IFRS para desenvolver padrões globais de referência para divulgações de sustentabilidade.
Consolidar e desenvolver iniciativas existentes
Consistente com o feedback recebido por meio de consulta, o ISSB se baseará no trabalho das iniciativas existentes de relatórios com foco no investidor
Fonte: Site da IFRS Foundation