O contador Laudelino Jochem é o novo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) para a gestão 2024-2025. Os vice-presidentes exercem atividade honorífica (não remunerada) e são eleitos pelo Plenário, entre os conselheiros ativos na Casa, para mandatos de dois anos.
De acordo com o Regimento Interno do CRCPR, a Câmara de Desenvolvimento Profissional tem a atribuição de organizar os eventos e os cursos relacionados com a Educação Profissional Continuada (EPC), bem como fornecer o suporte necessário para a implementação das normas de EPC.
Além disso, compete à Câmara participar das reuniões com instituições de ensino da área da contabilidade, assim como propor, recepcionar e analisar convênios a serem firmados para o desenvolvimento da EPC.
Nesta entrevista, Laudelino Jochem conta um pouco da sua trajetória profissional e fala sobre seus planos e expectativas quanto ao trabalho à frente da Câmara de Desenvolvimento Profissional no CRCPR.
CRCPR Online: Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e envolvimento com o CRCPR?
Laudelino Jochem (LJ): Em 2014, assumi o cargo de conselheiro efetivo do CRCPR e, dois anos depois, fui convidado pelo então presidente Marcos Rigoni a assumir a Vice-Presidência de Administração e Finanças, na qual atuei por duas gestões. Em janeiro de 2020, tornei-me presidente do CRCPR, liderando a entidade por dois mandatos. Esse período representou um grande desafio devido à pandemia da Covid-19, que afetou globalmente os negócios e as pessoas. Foi necessário reavaliar todas as estratégias de curto, médio e longo prazo. No entanto, essa experiência foi enriquecedora, oferecendo uma oportunidade para dar um novo rumo à organização, com a implementação de novas tecnologias aplicadas à fiscalização. Destaco, por exemplo, a introdução de robôs no processo fiscalizatório do Sistema CFC/CRCs, de forma pioneira.
CRCPR Online: Qual é a sua visão em relação ao papel desempenhado pelo CRCPR junto à profissão contábil no estado?
LJ: O CRCPR desempenha um papel relevante e fundamental na sociedade paranaense. Além da fiscalização inteligente, a entidade proporciona à classe contábil atualização constante por meio de cursos, palestras, seminários e outras modalidades. Ressalto a notável qualidade dos conteúdos oferecidos. Com a criação da TV CRCPR, em 2020, o CRCPR assumiu a vanguarda na qualificação de todos os profissionais contábeis do estado, democratizando e socializando o conhecimento. Agora, todos têm acesso ao que há de melhor e mais atualizado no mercado, permitindo que os profissionais se mantenham atualizados sem sair de casa, por meio da internet.
Há muitos anos, dedico-me à missão de levar conhecimento aos profissionais da contabilidade. Sou um dos poucos palestrantes que percorreu quase todos os estados brasileiros ministrando palestras e treinamentos à classe contábil. Isso me proporcionou a oportunidade de publicar 17 livros relacionados a temas contábeis e afins. Desde que ingressei no CRCPR, meu sonho sempre foi fazer parte da Câmara de Desenvolvimento Profissional, e agora estou realizando esse sonho. Acredito que isso aconteceu no momento certo, pois o CRCPR nunca esteve tão bem equipado e estruturado como está atualmente. Tenho convicção de que iremos inserir o profissional contábil do Estado do Panará em um ciclo inédito de aquisição e renovação de conhecimento, com suporte técnico e estratégico. Queremos vê-lo brilhar no mercado e realizar grandes conquistas.
CRCPR Online: Quais são seus anseios e perspectivas para a comunidade contábil durante o seu mandato?
LJ: A contabilidade vem atravessando mudanças constantes. Tudo muda o tempo todo. Diante desse cenário dinâmico, é preciso que todos os profissionais contábeis estejam cientes e dispostos a abandonar a zona de conforto, buscando novos conhecimentos diariamente. Esse é o segredo para aqueles que almejam ir além e alcançar voos cada vez mais altos. Aos profissionais, gostaria de dizer: vocês contam com um grande parceiro, o CRCPR, com o qual vocês podem contar! Aproveito também para expressar meus votos de sucesso a cada um dos mais de 34 mil profissionais da contabilidade registrados no CRCPR!
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.