Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

BANNER_FÓRUM 2020.jpeg

A capital paranaense sediará, durante os dias 23 e 25 de março, o 2º Fórum Nacional sobre Crimes Econômico-Financeiros, realizado no Pequeno Auditório da Universidade Positivo pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), com apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Departamento de Polícia Federal e outras entidades. (Para inscrever-se, clique aqui!)

“Seguindo o sucesso da primeira edição, reeditamos o evento e agora focamos no debate do custo econômico do crime e no uso de tecnologias disruptivas para o combate à corrupção. A ideia é promover discussões que estão na fronteira do conhecimento, de modo a fomentar reflexões sobre novas possibilidades de aplicação da criminalística na solução de casos que interessem à justiça”, explica o perito criminal federal Marcos de Almeida Camargo, presidente da APCF e porta-voz do evento.

Pioneiro no país, o evento multidisciplinar promove a troca de conhecimentos entre profissionais que se dedicam a combater as práticas financeiras ilegais e, em sua segunda edição, terá como tema principal “O custo econômico do crime e o uso de tecnologias disruptivas no combate à corrupção”. Um dos destaques do Fórum será a palestra do professor norte-americano Thomas Sargent (foto), vencedor do Prêmio Nobel de Ciências Econômicas (2011) e um dos economistas mais conceituados do mundo.

NOTA_THOMAS-SARGENT_V2-768x432.jpgSegundo levantamento do Economics and Finance Research IDEAS/RePEc, atualmente Sargent é o 15º nome entre os autores do gênero. Leciona na Universidade de Nova York, tendo ocupado, anteriormente, cargos nas Universidades de Minnesota, Chicago e Stanford. Foi um colaborador inicial e importante da revolução das expectativas racionais em macroeconomia, e uma de suas grandes contribuições foi a “proposta de ineficácia de política” - a ideia de que as expectativas das pessoas sobre a política fiscal e monetária do governo dificultam que os funcionários do governo impactem a macroeconomia da maneira que pretendem. Sargent será o palestrante de encerramento, com fala agendada para o dia 25/03 (quarta-feira), às 14h.

Unem-se a ele especialistas renomados nas áreas de Criminalística, Direito, Tecnologia e afins, para debater e trocar ideias com um público estimado em mil participantes, entre profissionais e pesquisadores de carreiras técnico-científicas, membros do Ministério Público, empresários, além de estudantes de Ciências Contábeis, Comunicação, Direito, Economia, Engenharia e Processamento de Dados. 

O evento contará também com mesas de debates que abordarão temas como o combate à corrupção; macroeconomia; o custo econômico do crime e da violência; confisco alargado de bens; o processo penal e provas técnico-científicas em crimes financeiros; tecnologias disruptivas e inovação; contexto global do Brasil diante de organismos internacionais: OCDE, GAFI e FMI, entre outros. As inscrições podem ser feitas pelo site http://forumcrimesfinanceiros.org.br/ e o valor pode ser parcelado em até 12 vezes. O primeiro lote esgota-se no dia 10 de março, depois os valores serão alterados. 

Serviço – 2º Fórum Nacional sobre Crimes Econômico-Financeiros

Data: 23 a 25/03

Horário: 23/03 (14h30 às 19h30), 24/03 (9h às 19h30) e 25/03 (9h às 17h)

Local: Universidade Positivo - R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300- Curitiba/PR

Inscrições: Clique aqui!

Realização: Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF)

Apoio: CRCPR, Universidade Positivo, Fecomércio, Corecon, Polícia Federal, IMAP, Prefeitura Municipal de Curitiba, Governo do Estado do Paraná