Profissionais da contabilidade estão sendo alvos de golpes cada vez mais sofisticados por parte de quadrilhas criminosas. Os golpistas têm criado boletos falsos que aparentam ser legítimos, com logo e informações que se assemelham aos boletos reais. Embora pareça legítimo, ao efetuar o pagamento do boleto, o valor vai parar nas mãos de criminosos, não no destino esperado.

O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) informa que não envia boletos para pagamentos de multas antes do devido processo, respeitada a ampla defesa e o direito ao contraditório dos profissionais contábeis. Ou seja, antes de receber a multa, o profissional primeiramente é notificado. Por isto, caso receba um boleto para pagamento de multa referente a um processo junto ao Conselho e ainda não tenha recebido nenhuma notificação ou passado pelo procedimento de defesa, o profissional da contabilidade deve desconfiar e entrar em contato com o CRCPR para verificar se a cobrança é legítima.

Em caso de dúvidas, os profissionais e organizações contábeis também podem conferir no Portal de Serviços do CRCPR, mediante acesso com login e senha, se em seu cadastro consta pendência de multa de infração. Em Serviços Online, na opção "Impressão de Guias" é possível verificar todos os débitos em aberto com o CRCPR.

Profissional: clique aqui para consultar!

Organização Contábil: clique aqui para consultar!

Como identificar boletos falsos?

• Código de barras: boletos falsos podem estar com falhas no código de barras, como espaços a mais, dificultando a leitura dos sensores e exigindo a digitação manual. Nos boletos verdadeiros, os números do código de barras aparecem na parte superior e na inferior do documento e devem ser exatamente iguais. Além disso, os três primeiros números da sequência correspondem ao código do banco que emitiu o boleto. Portanto, devem corresponder ao logotipo do banco que aparece no boleto.
  • Nome e dados do beneficiário: boletos fraudados podem conter o nome errado do beneficiário (ou escrito de forma incorreta). Qualquer diferença nos dados gerais do beneficiário pode indicar fraude.
  • Valor do boleto: boletos falsos podem vir com pequenas alterações no valor final a ser pago. O valor total do boleto sempre aparece em dois campos do documento: no final do código de barras e no espaço chamado “valor do documento”. Se esses valores não baterem, o consumidor pode estar diante de um boleto falso.

Como se proteger?

Para evitar cair em golpes, é essencial adotar algumas medidas de segurança:

• Destinatário de E-mail ou WhatsApp falso: Nessa modalidade de golpe, os criminosos enviam uma mensagem falsa com boletos para as vítimas, passando-se por outras empresas e entidades. Por estarem acostumadas a receber as contas dessa forma, as pessoas acabam não checando o endereço de e-mail ou o número de telefone que enviou o boleto. É preciso desconfiar quando deveria ter recebido o boleto por um canal de atendimento e acabou recebendo por outro.
  • Cuidado com phishing: Não clique em links suspeitos, mesmo que enviados por conhecidos. Esteja atento a mensagens e e-mails fraudulentos.
  • Autenticação de dois fatores: Utilize a autenticação de dois fatores sempre que possível. Isso adiciona uma camada extra de segurança às suas contas.
  • Não compartilhe senhas: Sempre crie senhas fortes e evite usar informações óbvias.
  • Utilize canais oficiais: Ao efetuar pagamentos ou acessar serviços online, certifique-se de utilizar apenas os canais oficiais. Verifique a autenticidade dos sites e esteja atento a possíveis sinais de fraude, como erros de ortografia.

Proteja-se desses golpes seguindo essas orientações e mantenha-se vigilante contra as tentativas de fraude.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.