Mulheres vão comemorar o seu dia com coquetel e palestra
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Comissão da Mulher Contabilista do CRCPR, em parceria com o Instituto Paranaense da Mulher Contabilista -IPMCont, Sindicato dos Contabilistas de Curitiba – Sicontiba, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoria, Perícia, Informações e Pesquisas - SESCAP-PR, Federação dos Contabilistas do Paraná – Fecopar e Academia de Ciências Contábeis do Paraná programou um coquetel de confraternização, dia 7 - quarta-feira -, a partir das 18h30, no saguão de entrada do CRCPR, seguido da palestra “Tempo para você”, ministrada por Lu Oliveira. Inscrição pelo site do CRCPR e no dia levar um frasco de hidratante para doação aos idosos do Asilo Belo Lar JL.
“O Dia Internacional da Mulher é uma ocasião para refletirmos sobre nosso papel na sociedade, no mercado de trabalho, na política, na família, lembrando que a contabilidade é uma das atividades sociais em que a mulher vem crescendo muito”, afirma a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, a primeira dirigente da entidade em 66 anos. Foi em razão dessa tendência que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) criou em 2002 o Programa da Mulher Contabilista, instalado nos estados pelos CRCs através de Comissões da Mulher Contabilista.
O Dia Internacional da Mulher foi criado em referência a 8 de março de 1857, quando centenas de mulheres das fábricas de vestuário e têxteis de Nova Iorque iniciaram uma marcha de protesto contra os baixos salários, o período de 12 horas diárias e as más condições de trabalho. Durante a greve deu-se um incêndio que causou a morte de cerca de 130 manifestantes. Em 1903, nasceu a Women’s Trade Union League. Desde então, as mulheres obtiveram importantes conquistas, em todo o mundo, entre elas o direito de não mais dever obediência ao homem, de exercer a cidadania, votar e se candidatar a funções políticas; de estudar e de escolher a própria profissão e não ser discriminada quanto à remuneração, entre tantas mais.