"De acordo com Ricardo Mota, Diretor de Diversidade e Comunicação, autor da obra intitulada “Diversidade, Equidade e Inclusão: tornar simples o que parece complexo”, os termos Diversidade e Inclusão andam juntos.
A diversidade traz o conhecimento e todas as necessidades, e a inclusão é o comportamento e ações que cada um faz e propõe para que tudo aconteça na organização.
Assim, para que tudo funcione bem, é necessário trazermos esses princípios para a consciência e, desse modo, com constante manutenção e atitude, podemos mudar o comportamento dentro da empresa.
E como promover a D&I nos escritórios de contabilidade?
Inicialmente, é necessário haver um grupo de trabalho e um plano estratégico de D&I contendo os pilares que serão trabalhados por esse grupo, por exemplo, o foco será em Equidade de gênero, Pessoas com Deficiência (PcD), raça e pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer, Intersexo, Assexuais, Pansexuais, Não-Binárias e mais (LGBTQIAPN+). Portanto, destaca-se que a promoção da D&I envolve tempo, trabalho e investimento.
Neste sentido, sugere-se que você converse sobre o tema com suas equipes, esclareça dúvidas que podem surgir, promova conversas francas, respeitosas e com generosidade, e é claro, ter ciência de que não terá todas as respostas, é necessário se aprofundar nas especificidades da D&I.
Um bom passo é conhecer as pessoas e promover um ambiente de confiança para que elas se sintam seguras e confiantes para compartilharem suas experiências.
É necessário ter planos por equipes, analisar e propor a diversidade nos departamentos, ações inclusivas e acompanhar os resultados.
Times diversos são mais criativos e inovadores, gerando contribuições para o desenvolvimento das organizações contábeis.
Espero que esse artigo tenha ajudado,
Grande abraço."
Artigo da contadora Juh Círico - Integrante da Comissão de Diversidade e Inclusão Profissional do CRCPR
Reprodução permitida, desde que citada a fonte