Em visita à Junta Comercial do Paraná (Jucepar), o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Everson Breda Carlin, engrossou a lista de entidades paranaenses signatárias de um manifesto público que pede ao Senado Federal que rejeite o substitutivo ao Projeto de Lei 3.956/2019, que propõe a extinção dos vogais das Juntas Comerciais.
O documento que tramita no Senado propõe que os processos de registro mercantil deixem de ser apreciados pelos vogais - que são indicados por entidades da sociedade civil organizada para mandatos de quatro anos, e passem a ser conduzidos por servidores públicos de carreira.
As entidades defendem que o sistema vigente é mais democrático, pois possibilita que a atuação das juntas comerciais seja mais transparente, participativa e conectada com a realidade do ambiente de negócios, em constante transformação.
A assinatura ao manifesto se deu em visita realizada à Junta Comercial do Paraná (Jucepar), na manhã dessa terça-feira (15).
Acompanhado pelo diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, o presidente Breda Carlin foi recebido pelo presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, pelo vice-presidente, Sebastião Motta, e pelo Secretário Geral da autarquia, Leandro Marcos Raysel Biscaia.
"O sistema atual, com a participação de representantes da sociedade civil organizada no colégio de vogais da Jucepar, foi o que possibilitou a indicação de um contador para presidir o órgão, o que resultou na sua rápida modernização, alçando-o à 2ª posição no ranking nacional, e, consequentemente, facilitando a vida do contador e melhorando o ambiente de negócios no estado", comentou o presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin.
Confira a seguir o teor do Manifesto Público que será encaminhado ao Senado: