A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) recebeu nesta quinta-feira (14) os presidentes e vice-presidentes das Juntas Comerciais do Brasil para discutir assuntos relacionados ao registro de comércio de todo o país. A abertura do evento contou com a presença do secretário especial do Desenvolvimento Econômico no Paraná, Virgílio Moreira Filho.
Segundo ele, esses encontros ocorrem com frequência, uma vez em cada estado do Brasil, e são importantes justamente pelo fato de que é necessário normatizar e equalizar as regras, para que os usuários das juntas comerciais se beneficiem disso e tenham, cada vez mais, um serviço ágil e de qualidade.
Durante o evento foi discutida a deliberação sobre a integração dos cartórios à RedeSim e a deliberação sobre a depuração das bases de CNPJ e NIRE.
Sâmya Aby Faraj Linhares Bastos, presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) e presidente da Jucern, apresentou uma proposta de reformulação na tabela de serviços do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI) e também propôs a integração às Juntas Comerciais da base de dados do Conselho Federal de Contabilidade.
Foi debatida a regulamentação dos leiloeiros, a realização de padronização do processo eletrônico e o desenquadramento do Micro Empreendedor Individual (MEI). Segundo o presidente da Jucepar, Ardisson Akel, o balanço final do encontro de presidentes foi positivo. “Foi um dia de trabalho intensivo. É muito importante essa troca de experiência entre as Juntas. Além disso, soubemos que a Jucepar é vista como referência para outras Juntas e isso é muito gratificante”, afirmou.
Akel enfatizou a presença do diretor do DREI, Conrado Vitor Lopes, que participou de boa parte da reunião. “Com a sua participação, ele proporcionou a necessária efetividade das deliberações, já que permitiu a construção conjunta das Instruções Normativas do DREI, que vão pautar os trabalhos cotidianos das Juntas Comerciais”, afirma.
Presentes
Conrado Vitor Lopes Fernandes, diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI)
Virgílio Moreira Filho, Secretário Especial do Desenvolvimento Econômico do Paraná
Sâmya Aby Linhares Bastos, presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (FENAJU) e presidente da JUCERN
Ardisson Akel, presidente JUCEPAR
Valdir Pietrobon, vice-presidente JUCEPAR
José Donaldo Bittencourt Junior, presidente JUCEMG
Sergio Silva Sombra, presidente JUCEMA
Carlos Afoson Cirpiano dos Santos, presidente JUCEAC
Carlos Alberto Barros Araújo, presidente JUCEAL
Antonio Lopes de Souza, presidente JUCEA
Gilberto Laurindo, presidente JUCAP
Letícia Rangel Serrão Chieppe, presidente JUCEES
Leonardo Wascheck Fortini, presidente JUCEG
Taciana Coutinho Bravo, presidente JUCEPE
Maria Alzenir Porto da Costa, presidente JUCEPI
Itacir Amauri Flores, presidente JUCISRS
Gerson Antonio Basso, presidente JUCESC
Simone Gráss Senise, vice-presidente JUCEPI
Fernando Willrich, procurador JUCESE
Micheline Machado , JUCERN
Informações: Jucepar e AEN.
Fotos: Jucepar