Da esq. p/ a dir.: Gilson Luis da Silva (vice-pres. de Administração da Fecopar e presidente da ACCTBA), Paulino de Oliveira (presidente da Fecopar), Luiz Gonzaga Fayzano Neto (Fecomércio), Marcos Rigoni (presidente da Jucepar), Everson Breda Carlin (presidente do CRCPR), Narciso Dóro Júnior (conselheiro do CRCPR)

A partir desta quarta-feira, 3 de junho, a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) passa a localizar-se em novo endereço, na Rua Ébano Pereira, 309, em Curitiba. O imóvel próprio, adquirido em novembro de 2023, por R$ 10,4 milhões, com recursos próprios da entidade, abrigará a sede administrativa e eventuais atendimentos aos clientes, já que atualmente quase todos os serviços da instituição também podem ser acessados de forma eletrônica. No dia 2 de julho, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Everson Breda Carlin, o conselheiro Narciso Dóro Júnior, e o diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo, prestigiaram a inauguração do novo prédio.

Com uma estrutura mais moderna e adequada para o atendimento ao público, o espaço foi entregue justamente no dia em que a Jucepar completou 132 anos de existência, sendo uma das Juntas mais antigas do Brasil.

A antiga sede, localizada na Rua Barão do Serro Azul, funcionava em um prédio da década de 50 que foi construído como supermercado do Exército e que precisou ser adaptado ao longo dos anos. Com o tempo, o espaço ficou insuficiente para a realidade da Jucepar, dificultando a sua modernização. A nova sede vem suprir uma demanda antiga, tanto dos servidores quanto do público atendido presencialmente na instituição. Com cinco andares, subsolo, um auditório para 90 pessoas sentadas, salas de reuniões, plenário e garagem com 23 vagas, as melhorias beneficiam toda a população paranaense, que tem na Junta o local onde novas empresas são formalizadas no Estado. Enquanto o prédio anterior possuía 2.140 m², quatro andares e um subsolo, o prédio atual tem uma área construída de 3 mil m². Apesar da construção ser de 1982, e  abrigar anteriormente a Fundação Sanepar, a sede nova foi toda reformada para atender às necessidades da Jucepar.

O investimento faz parte de um processo de modernização e regionalização dos serviços da Junta feito em parceria com prefeituras, associações comerciais e sindicatos. Entre as iniciativas, estão a abertura de novos escritórios regionais e investimentos em novas tecnologias com aquisição de equipamentos e softwares modernos para aumentar a velocidade, a eficiência e a segurança dos processos de abertura, transformações e baixas de empresas.

Junta Comercial do Paraná

A Jucepar é uma das Juntas Comerciais mais antigas do Brasil, tendo registrado a primeira empresa paranaense em 1892. Desde a fundação, o órgão já passou por oito endereços, iniciando os trabalhos em uma sala na Associação Comercial do Paraná (ACP). A instituição passou por prédios na Praça Tiradentes, dois prédios na Rua XV de Novembro, e outros na Rua Saldanha Marinho, na Rua Monsenhor Celso e na Rua Cândido Leão. O último endereço ocupado foi na Rua Barão do Serro Azul, onde os servidores da Jucepar permaneceram por 44 anos, após a Jucepar ser transformada em autarquia, vinculada à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC).

Atualmente, o Paraná possui 1.728.081 empresas ativas, sendo que 95% são matrizes e o restante filiais. De acordo com o último relatório divulgado pela Jucepar, o Paraná movimentou 5.719 processos em maio deste ano, alcançando o 3º maior movimento do País em aberturas, ficando atrás somente de São Paulo, com 25.998 registros e Minas Gerais, com 7.024 registros. Mesmo diante de tantos processos, o Paraná teve em maio o segundo melhor tempo médio para abertura de um novo registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Foram gastos, em média, 8 horas e 29 minutos para que uma nova empresa fosse aberta no Estado.

A Jucepar também é pioneira na implementação de um sistema informatizado. Com o Empresa Fácil e o programa Descomplica Paraná, a entidade conseguiu desburocratizar o registro e baixa de empresas ao tornar o processo 100% digital ao empresário.

A Junta Comercial do Paraná é o órgão responsável pelo registro de atividades empresariais no estado e também pela integração da Redesim, uma rede de sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios, tanto no âmbito da União como dos Estados e Municípios. Com o objetivo de facilitar a abertura, manutenção e encerramento de empresas, a Jucepar contribui para o desenvolvimento econômico e social do Paraná.

• Sescap-PR: Sindicato das Empresas Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas
  • Fecopar: Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná
  • Fecomercio: Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná
  • ACCTBA: Associação dos Contabilistas de Curitiba e Região Metropolitana

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.