O International Ethics Standards Board for Accountants® (Iesba) publicou, no dia 29 de janeiro, Minutas de Orientação (exposure drafts - ED, na sigla em inglês) de dois conjuntos iniciais de padrões globais sobre mudanças no Código de Ética que se referem a Padrões Éticos para Endosso de Sustentabilidade e ao Uso de Especialistas Independentes e como identificar sua competência para avaliar e endossar o julgamento desses terceiros relativo ao a questões de sustentabilidade (tradução livre).
O material, colocado à disposição pelo Iesba para consulta pública, contém a ED sobre as “Normas Internacionais de Ética para o Asseguração da Sustentabilidade”, que incluem revisões ao código existente, relacionado com os relatórios de sustentabilidade; e a ED intitulada “Utilizando o trabalho de um Especialista Externo”.
Essas normas de ética propostas (incluída a independência) são especialmente relevantes num contexto em que a informação sobre sustentabilidade é cada vez mais importante para os mercados de capitais, consumidores, corporações e os seus empregados, governos e a sociedade em geral, bem com em situações nas quais novos provedores fora da profissão contábil desempenham um papel de destaque na asseguração da sustentabilidade.
O Iesba convida a todos a participar dessa discussão, enviando comentários para o ED “Utilizando o trabalho de um Especialista Externo”, até o dia 30 de abril de 2024. Já o prazo para o ED "Normas Internacionais de Ética para a Asseguração da Sustentabilidade” encerra-se no dia 10 de maio de 2024.
Além disso, a entidade organizará uma série de seminários, via web, nos quais os membros do board e sua equipe explicarão as principais propostas contidas nos EDs. As informações mais detalhadas sobre esses seminários serão divulgadas posteriormente.
Para mais informações, clique aqui.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.