III Encontro Paranaense da Mulher Contabilista - Programação da tarde.

Como gerenciar a carreira profissional

Entre os principais fatores que fazem diferença na carreira profissional, contam muito mais o comportamento, a atitude, a maturidade, a maneira como se faz perguntas essenciais e se formula as respostas do que ter uma coleção de diplomas; importa, enfim, o gerenciamento da carreira.

Adriana Ferrareto começou assim a sua palestra, na segunda parte do III Encontro Paranaense da Mulher Contabilista, na programação da tarde. Citou o caso de Vincent Van Gogh, o pintor holandês que cortou a própria orelha porque não foi correspondido no amor, não conseguia vender seus quadros, que hoje valem milhões. Não existem fórmulas de sucesso profissional, mas seja como for, é preciso ?desenvolver autoconhecimento, descobrir as suas competências, questionar por que estou aqui, qual é a minha missão, parar para analisar aonde queremos ir. Se sei qual é a minha missão, vou alinhar valores?, ensina.

Adriana atua como coach, utilizando o conceito de coaching integrado em suas reflexões, por justamente se preocupar com o autoconhecimento. É formada pelo Integrated Coaching Institute (ICI), pós-graduada em Desenvolvimento Gerencial pela FAE-PR e graduada em Propaganda e Marketing pela Universidade Nove de Julho de São Paulo. Atuou mais de 10 anos em laboratórios farmacêuticos, como Gerente Comercial e no desenvolvimento de competências individuais e de grupos, bem como na formação e no treinamento de equipes de vendas, e atualmente como palestrante e instrutora de treinamentos em empresas na área de Desenvolvimento Humano.

Perguntas

?Fazer perguntas a si mesmo é necessário, mas cuidado com as perguntas que você se faz. Só são válidas aquelas que mobilizam para a meta?. Segundo Adriana, ?a primeira grande pergunta que devemos responder é: qual é a minha missão? Será que o caminho que estou seguindo é o certo ou estou caminhando ao sabor de modismos?. É preciso, pois, ter intenção e atenção, principalmente com relação às imagens, já que são as imagens que ficam retidas na mente, lembrando que é assim que o cérebro funciona. ?A intenção é um filtro?, define, e explica: ?Só percebemos o que é mais importante?. Se os projetos de uma pessoa não estão acontecendo é porque a intenção não está de acordo com a atenção. Para se auto-realizar, o primeiro passo é atender as necessidades básicas, a começar pelas fisiológicas, a segurança, associação, auto-estima, ar, assim por diante. Quem não tem uma necessidade básica satisfeita tem dificuldade de avançar na pirâmide das necessidades.

Perfil e impacto

As empresas costumam levantar o perfil dos seus funcionários e avaliar qual o impacto desse perfil no ambiente de trabalho. Quem cuida da sua carreira se preocupa com o impacto do seu perfil nas pessoas, e ainda com a sua performance no trabalho, como e com o que alimenta a sua cabeça, a dimensão intelectual; se preocupa ainda com a sua vida espiritual, com o lazer, a condição física e social, a família, o lado emocional, os relacionamentos, com o equilíbrio financeiro. Resumindo, o gerenciamento da carreira profissional requer atenção o tempo todo da totalidade dos aspectos da vida, ?construção de planos de ação alinhados com a missão, foco, objetivos bem claros; requer avaliação do impacto das escolhas e atitudes em todos os ambientes?, conclui.

Marketing pessoal tem a ver como encaramos a vida

Por que algumas pessoas são mais decididas, vão à luta e vencem, e outras são tímidas, não agem nem reagem, sucumbem diante das adversidades? Na cabeça de todo ser humano há um círculo que começa com o pensar, se manifesta no sentir e se transforma em ação. ?Se pensamos coisas boas, sentiremos coisas boas e faremos coisas boas?, argumenta Maurício de Souza. É a lógica. ?Aprendemos, quando criança, que querer é poder, mas na realidade, querer é fazer, diz já o verso da canção ?quem sabe faz a hora, não espera acontecer??. O crescimento pessoal é um processo que tem a ver com o desejo, o querer, energia que há dentro de nós. Para poder é preciso saber e querer.

Essas idéias foram lançadas ao auditório do III Encontro Paranaense da Mulher Contabilista, na última palestra da tarde. O tema: Marketing pessoal. Maurício de Souza, o palestrante, é consultor político e de comunicação social e atua também na criação de programas sociais, educacionais, empresariais, ministra cursos nas áreas técnicas e gerenciais; é analista transacional e hipnólogo, membro fundador da Sociedade de Hipnologia do Paraná.

Revendo conceitos de psicologia e técnicas de motivação, Maurício observa que tudo isso que foi comentado tem a ver com o marketing pessoal, que significa, em síntese: ter foco, meta, objetivo na vida; ter estratégia, persistência, fazer de novo e sempre mas de modo diferente; ter relações consigo mesmo e com as pessoas; por fim, ter competência, capacidade de ação, fazer e mostrar. Eis os passos decisivos ao crescimento pessoal e da apresentação de uma boa imagem de si mesmo.

Encerramento do encontro

Depois das palestras, para descontrair, houve um show do humorista de Curitiba, Diogo Portugal, sorteio de brindes e revelação da cidade vencedora da eleição para sediar o IV Encontro Paranaense da Mulher Contabilista. Com resultado apertado, Londrina foi a vencedora. Concorriam também as cidades de Guarapuava e União da Vitória.

Adriana Ferrareto ministrou a palestra Aprenda a gerenciar a sua carreira

Maurício de Souza ministrou a palestra Marketing pessoal

Auditório do Mercure Grand Hotel Internacional Foz