Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Hoje, 5, é o Dia Internacional do Voluntariado

Cerca de 18 milhões de pessoas no Brasil estão envolvidas com algum tipo de trabalho voluntário. Esse contingente posiciona o país na lista das dez nações com maior número de voluntários do mundo, de acordo com um estudo divulgado este ano pela organização britânica Charities Aid Foundation (CAF). As informações são do Observatório Social do Brasil (OSB).

Nesta quinta-feira, 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntário, o coordenador do Programa do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) no Paraná, Maurício Gilberto Cândido, lembrou que o PVCC já conta com mais de 300 contabilistas voluntários no Estado – “mas temos potencial para tornar esse número mais expressivo, tendo em vista que há mais de 30 mil profissionais da contabilidade em atividade em todo o Paraná”, afirmou.









imagem
Data foi lembrada pelo CRCPR em e-mail enviado a todos os contabilistas do Paraná.






Desenvolvido em âmbito nacional pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o PVCC atua a partir de sete distintos projetos: Gestão eficiente da merenda escolar; Assistência a organizações da sociedade civil (OSCs); Mobilização Social para doações ao Funcriança (FIA) e ao Fundo do Idoso; Rede Nacional de Cidadania Fiscal; Ações localizadas de voluntariado em políticas sociais e comunitárias; Prestação de Contas do Terceiro Setor; e Controle Social e Orçamento Familiar – estes dois últimos, foco do programa DOAR, Direção do Orçamento na Aplicação de Recursos (relembre a apresentação do DOAR em Curitiba, clique aqui)

Para a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, o trabalho voluntário é um poderoso instrumento de transformação social, pois ajuda a suprir a precariedade de investimentos governamentais em áreas como a educação: “Quem participa ativamente do PVCC supre a falta de conhecimento da população em torno de assuntos fundamentais para a saúde financeira das famílias brasileiras e até das organizações do Terceiro Setor. Os voluntários da classe contábil disseminam informação, elemento indispensável ao exercício dos direitos e deveres pelos cidadãos”.



A data - texto do OSB

Instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1985, com data oficial em 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntariado foi estabelecido para estimular esse tipo de trabalho, reconhecendo sua importância para o desenvolvimento socioeconômico dos países.

Na pesquisa CAF, foram entrevistadas mais de 155 mil pessoas que responderam se no mês anterior à pesquisa haviam feito alguma das seguintes práticas: doação de tempo como voluntário para uma organização, doação de dinheiro para alguma entidade ou pessoa e ajuda a uma pessoa desconhecida. A pesquisa também mostrou que cerca de 65 milhões de brasileiros ajudaram um desconhecido e que 35 milhões contribuem financeiramente com causas sociais. A prática mais comum entre os brasileiros é a de ajuda a uma pessoa desconhecida, com 44% dos entrevistados.

Segundo o Ibope, este número é maior. Pesquisa feita em 2011 a pedido da Rede Brasil Voluntário revelou que 25% da população brasileira fazia ou já havia feito trabalho voluntário, ou seja, 35 milhões de pessoas. Desses 53% eram mulheres e 47% homens, com o maior número de voluntários na faixa de 30 a 39 anos e que dedicavam em média 3,5 dias por mês a ações voluntárias.

Observatórios Sociais: uma rede de voluntários

Os Observatórios Sociais, presentes em cerca de 80 cidades de 14 Estados brasileiros, congregados em uma Rede pelo Observatório Social do Brasil (Rede OSB), são organizações não-governamentais democráticas e apartidárias que encontram no voluntariado a matéria prima para a subsistência. São mais de 1500 pessoas cadastradas, entre empresários, advogados, contadores, professores, estudantes, funcionários públicos, aposentados e outros cidadãos, que atuam para a melhoria da gestão pública ao transformarem seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. Segundo informações da Rede OSB, há 25 observatórios sociais em todo o Paraná.

A principal atividade dos voluntários na Rede OSB está atrelada ao acompanhamento do processo licitatório de produtos e serviços das administrações públicas. Integrando um Observatório Social, eles fazem uso de uma metodologia de monitoramento de compras públicas no âmbito municipal, desde a publicação do edital até a entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos.

Portal Voluntários Online

Outra iniciativa que emerge como referência na área do voluntariado foi iniciada pelo Instituto Voluntários em Ação, de Florianópolis (SC). É o site www.voluntariosonline.org.br, o maior portal brasileiro de voluntariado. Há cinco anos no ar, possui 56 mil voluntários e mais de 700 ONGs cadastradas, de todo o país, e oferece vagas de voluntariado online e presencial.

Fonte: Observatório Social do Brasil