A Comissão do Contador Público do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizou duas lives durante o mês de agosto, e as gravações já estão disponíveis na TV CRCPR.
A abertura das duas edições ficou a cargo do contador, conselheiro suplente e primeiro secretário da Comissão, Décio Vicente Galdino Cardin.
A primeira transmissão aconteceu no dia 12 de agosto, tendo como tema “Impacto da Lei Federal 14.133/21 - Sobre as Peças do Planejamento Orçamentário”. O evento buscou promover a atualização dos profissionais contábeis que atuam no Setor Público em relação à aplicação da Lei Federal nº 14.133/2021, além de debater os principais pontos de atenção.
O palestrante convidado pela comissão organizadora foi Rafael Gustavo Cavichiolo, especialista em Gestão Pública, doutor e mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Em sua fala, Cavichiolo compartilhou algumas de suas vivências e debateu o assunto com o moderador e membro da Comissão do Contador Público, Helio Soares.
Com atuação há mais de 10 anos no setor público, Rafael Cavichiolo compartilhou dicas importantes para os contadores que precisam se envolver na elaboração de contratações e licitações de órgãos públicos e entidades, apontando sempre que é essencial inserir efetivamente o Planejamento Orçamentário na gestão da organização. O debate abordou a Lei de Diretrizes Orçamentárias e foram discutidos pontos a serem observados para a elaboração do Plano Anual de Contratações de entidades e órgãos públicos, e como a nova lei impacta esse importante documento.
No dia 19, foi transmitida a segunda live da comissão, sobre “Tratamento Contábil dos Ativos de Infraestrutura”. As palestrantes convidadas foram Diana Vaz de Lima, mestre em Administração e doutora em Ciências Contábeis; Luciane Maria Gonçalves Franco, mestre em Contabilidade e Finanças, doutora em Gestão Urbana, auditora de controle externo e integrante da Comissão do Contador Público; e Francieli Garcia Pacheco, especialista em Contabilidade e Finanças, também membro da Comissão do Contador Público, que atua como contadora no Estado do Paraná há 8 anos, com uma década de experiência na iniciativa privada em empresas de grande porte.
A live visava atualizar os profissionais quanto aos conceitos de ativos de infraestrutura e os padrões que precisam ser adotados, conscientizando quanto à necessidade de reconhecimento, mensuração e correta contabilização desses ativos. Foram abordadas as principais características que diferenciam os ativos de infraestrutura dos demais ativos. A estrutura conceitual foi pauta inicial na discussão, ministrada pela professora Diana Vaz de Lima. O debate em torno dos conceitos seguiu com os questionamentos apresentados pelas integrantes da Comissão, Francieli Garcia e Luciane Franco.
Assista aqui: Tratamento Contábil dos Ativos de Infraestrutura
Se você realizou previamente sua inscrição no Portal de Eventos do CRCPR, o certificado poderá ser emitido na área restrita e logada do site.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.