ESPAÇO DA COMISSÃO CRCPR ENSINO PARA DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PUBLICADOS EM PERÍODOS DO SEGMENTO

Gerenciamento de Riscos e Desempenho Empresarial: Evidências das Empresas Brasileiras com ADRs

"Um estudo publicado na Revista de Contabilidade e Controladoria analisou a relação entre o gerenciamento de riscos corporativos (GRC) e o desempenho organizacional, bem como a valorização das ações de empresas brasileiras com American Depositary Receipts (ADRs). Realizado por pesquisadores da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), o estudo traz uma perspectiva relevante sobre como a transparência na gestão de riscos pode impactar o valor e o sucesso de empresas com presença no mercado internacional.

Os autores Ralph Fonseca Muniz de Melo, Paulo Roberto de Carvalho Nunes e Rubens Carlos Rodrigues utilizaram uma abordagem mista, combinando análise qualitativa e quantitativa para investigar as práticas de divulgação de GRC adotadas por essas empresas. A pesquisa, que abrange o período entre 2017 e 2018, aplicou um modelo econométrico com dados em painel para testar hipóteses sobre a influência da evidenciação do GRC no desempenho financeiro e na valorização das ações das empresas. Os resultados confirmam uma relação positiva entre a qualidade da divulgação do GRC nos relatórios anuais e a performance financeira, além de uma valorização adicional das ações no mercado.

O estudo destaca que a maioria das empresas mostrou evolução na divulgação de suas práticas de GRC entre 2017 e 2018, indicando uma maior preocupação com a transparência e o gerenciamento estratégico dos riscos. No entanto, os autores identificam que ainda há espaço para melhorias, especialmente na integração do GRC com os processos estratégicos e operacionais das empresas.

Ao evidenciar a importância da gestão de riscos corporativos como ferramenta essencial para a criação e manutenção de valor, o estudo sugere que empresas mais transparentes em suas práticas de GRC tendem a ganhar maior confiança dos investidores e a apresentar melhor desempenho no mercado. Além disso, o estudo aponta para a necessidade de uma visão mais holística na gestão de riscos, incorporando não apenas aspectos financeiros, mas também fatores culturais e humanos."

Autores:

Conheça o estudo na íntegra:

Artigo publicado na Revista de Contabilidade e Controladoria da Universidade Federal do Paraná. Disponível em:

O teor das informações e opiniões manifestadas nesta página são de inteira responsabilidade dos autores e não necessariamente refletem posições do CRCPR.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.