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No dia 18 de outubro, às 9h, acontecerá o Fórum Paranaense de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis - 2024. O encontro, organizado pela Comissão CRCPR Ensino, será virtual, com a transmissão feita pela TV CRCPR. O Fórum discutirá as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e demonstrará como essas mudanças podem transformar a formação dos futuros contadores, explorando oportunidades e desafios do ensino por competências. Os participantes aprenderão como integrar teoria e prática em projetos de extensão que beneficiam alunos e comunidade.

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Confira entrevista com coordenador da Comissão CRCPR Ensino, Cesiro Aparecido da Cunha Júnior, sobre as novas DCNs do curso de Ciências Contábeis

Cesiro Aparecido da Cunha Júnior


CRCPR Online: Quais são os principais desafios e oportunidades que os coordenadores, professores e profissionais de Ciências Contábeis enfrentam no processo de curricularização?

Cesiro Aparecido da Cunha Júnior (CACP): Adaptar o currículo às novas DCNs implica reestruturar os conteúdos para atender às necessidades do mercado e às demandas sociais. Essa adaptação exige a inclusão de competências que vão além das técnicas tradicionais, como ética, responsabilidade social e sustentabilidade, além de promover o pensamento crítico e analítico. Apesar desses desafios, surgem valiosas oportunidades para transformar o ensino da contabilidade. O processo de curricularização pode ser alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), como a educação de qualidade (ODS 4), a promoção do trabalho decente e do crescimento econômico (ODS 8), e o incentivo à inovação (ODS 9). Ao alinhar o currículo a esses objetivos, é possível preparar profissionais de contabilidade que não apenas atendam às exigências técnicas do mercado, como também contribuam de forma significativa para o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e a redução das desigualdades. Assim, o ensino contábil torna-se mais atrativo, valorizando o papel do contador como agente de transformação social e econômica.

CRCPR Online: Por que é importante que os professores e coordenadores de Ciências Contábeis estejam bem informados sobre os desafios e oportunidades no processo de curricularização?

CACP: Para que possam desenvolver projetos inovadores que agreguem valor à sociedade e ao mercado. Com uma compreensão clara das novas diretrizes e das exigências atuais, eles podem estruturar programas que promovam a formação de contadores comprometidos com a ética, a transparência e a responsabilidade social. Estar bem informados permite que os educadores construam projetos educacionais que fomentem uma visão crítica e socialmente engajada da contabilidade, ajudando a formar profissionais capazes de responder de maneira proativa aos desafios contemporâneos, como a sustentabilidade, a governança corporativa e o desenvolvimento econômico inclusivo. Assim, professores e coordenadores têm a oportunidade de garantir que a formação contábil não seja apenas técnica, mas também humanista, alinhada com os princípios de justiça social, igualdade e responsabilidade ambiental, contribuindo para o fortalecimento do papel social da profissão e para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e sustentável.



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