ESPAÇO DA COMISSÃO CRCPR ENSINO PARA DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PUBLICADOS EM PERÍODOS DO SEGMENTO
Evidenciação de Preço de Transferência: Transparência nas Empresas Brasileiras de Capital Aberto
"Um estudo recente publicado na Revista de Contabilidade e Controladoria investigou o nível de divulgação de informações sobre o preço de transferência em empresas brasileiras de capital aberto listadas na B3. O estudo, conduzido por Vanilse Ribeiro de Jesus e Joice Denise Schäfer, ambas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), analisou as demonstrações financeiras de 444 empresas no ano de 2021, revelando importantes conclusões sobre a transparência dessas informações.
A pesquisa focou na aplicação dos itens 23B e 27A do CPC 22, que trata da divulgação de transações entre segmentos e o método de precificação utilizado nessas operações. Os resultados mostraram que, das 444 empresas analisadas, 86,26% apresentaram informações por segmento em suas notas explicativas, mas apenas 21,05% delas evidenciaram transações entre esses segmentos. Além disso, das empresas que realizaram essas transações, somente 28% divulgaram o método de precificação utilizado.
O preço de transferência, ferramenta essencial para a avaliação de desempenho entre diferentes unidades de uma empresa, deve ser evidenciado para garantir maior transparência e fornecer informações valiosas aos investidores e stakeholders. No entanto, o estudo constatou que ainda há um baixo nível de divulgação, especialmente em relação às receitas oriundas dessas transações e ao método de mensuração aplicado.
As empresas do Novo Mercado, segmento de mais alto nível de governança corporativa, apresentaram maior nível de transparência, embora ainda houvesse lacunas na divulgação completa das informações. O estudo destacou a predominância do método de precificação baseado em valores de mercado entre as empresas que divulgaram o preço de transferência.
Esses achados reforçam a necessidade de maior comprometimento das empresas com a transparência, especialmente em um contexto de governança corporativa aprimorada. A divulgação adequada do preço de transferência é fundamental para assegurar que as informações contábeis reflitam de forma precisa as operações internas entre segmentos e para promover a confiança dos investidores."
Conheça o estudo na íntegra:
Artigo publicado na Revista de Contabilidade e Controladoria, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Disponível em: https://revistas.ufpr.br/rcc/article/view/94407/52954
As informações e opiniões manifestadas nesta página são de inteira responsabilidade dos autores, e não necessariamente refletem posições do CRCPR ou são endossadas pela entidade.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.