A Comissão CRCPR Perícia Contábil se reuniu em formato virtual na manhã de quinta-feira (06) para sua 8ª reunião ordinária do ano. Um dos pontos de destaque foi a finalização dos detalhes para a mesa redonda programada para o dia 24 de novembro, que terá como tema central "A perícia na revisão da aposentadoria da vida toda". Além disso, foram discutidos os tópicos a serem abordados nos dois últimos encontros do Grupo de Estudos Técnicos. O planejamento de atividades para 2024 foi outro assunto de destaque. O coordenador da Comissão, Renê Miguel Reque Filho, ressaltou a importância da participação ativa de todos os membros da comissão no processo de apresentação de temas e no compromisso real com o crescimento e desenvolvimento do segmento pericial.
Além do coordenador, participaram os integrantes, Maurício Cadenas Prado, Viviane Gambale Miranda Dos Santos Daenecke, Fernanda Castro Voltolini, Gilvânia Hluszka Henk, Marlon Athos Marçal, Udo Strassburg e Marielle Cristiane Minini.
No mesmo dia, a Comissão CRCPR Perícia Contábil realizou o 8º encontro do Grupo de Estudos Técnicos em Perícia Contábil. O assunto em foco foi "Liquidação de sentença - Estudo de casos práticos", com apresentação realizada pelo coordenador da Comissão, Renê Miguel Reque Filho. O Grupo de Estudos Técnicos tem como objetivo promover a discussão e aprimoramento profissional por meio de estudos práticos, além de oferecer oportunidades para que os participantes alcancem parte da pontuação exigida pelo PEPC-CFC (Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade).
Nas tardes de 9 e 10 de novembro, a TV CRCPR apresentará, ao vivo, o VII Fórum Paranaense de Contabilidade, Finanças e Controles Aplicados ao Setor Público, com o tema "A Contabilidade e os Novos Rumos da Administração Pública". Organizado pela Comissão CRCPR Contador Público, o evento está sendo preparado para promover o debate entre os contabilistas que atuam no setor público do Estado do Paraná. Serão abordados assuntos como despesas com pessoal, demonstrativos contábeis, Gestão de Custos, SIAFIC e a responsabilidade do profissional contábil. Uma das iniciativas do Fórum é proporcionar um espaço de discussão e aprofundamento sobre tópicos de extrema importância para a prática contábil no contexto do setor público paranaense.
Neste ano, extraordinariamente, o 2º Ciclo de Estudos Contábeis do Paraná será realizado juntamente com o 8º Seminário Jovens Lideranças Contábeis. O objetivo é reunir estudantes e profissionais para discutir sobre a responsabilidade e forma de atuação do profissional contábil, em perspectivas modernas e diversificadas. Serão duas noites de aprendizado, nos dias 30 e 31/10, em modelo híbrido, presencial na sede do CRCPR, em Curitiba, e transmitido online pela TV CRCPR.
Organizado pela Comissão CRCPR Ensino e pela Comissão CRCPR Jovem, o encontro terá palestras com temas como "Uso de Redes Sociais e Desempenho Acadêmico", "Responsabilidades e limitações do trabalho do Auditor Contábil", "Contabilidade do Credito do Carbono" e "ESG: o maior experimento contábil dos últimos 100 anos?".
Os inscritos no Programa Ideathon podem acessar as diversas etapas da série "Habilidades Digitais", já disponíveis na plataforma da trilha de aprendizagem do SEBRAE-PR, bem como as videoaulas sobre "Comunicação e Canais Digitais", "Estratégias Digitais", "Organização e Pessoas" e "Segurança Digital para Contadores".
Está disponível na TV CRCPR a gravação da live de tira-dúvidas, transmitida no dia 6/10, sobre o tema: "Segurança Digital para Contadores", que aborda os principais riscos que empresas de contabilidade enfrentam, medidas preventivas e como se manter atualizado em um mundo digital.
As demais lives do Programa Ideathon - Maratona da Inovação Contábil também estão disponíveis na Playlist da TV CRCPR para quem quiser rever e para quem quiser começar a participar agora.
Para assistir à gravação da live de 6/10, clique aqui!
Para assistir às gravações das lives anteriores, acesse a Playlist Ideathon clicando aqui.
Ainda não se inscreveu? Ainda dá tempo! Participe do Ideathon e inicie a transformação digital do seu negócio clicando aqui!
No dia 25 de outubro, a Comissão CRCPR Mulher promoverá o evento "Delas para Todos", que se concentrará nos desafios enfrentados pelas mulheres na área contábil. O evento será realizado presencialmente no Hotel Camboa, em Paranaguá, e contará com a participação de profissionais da contabilidade que contribuirão para o debate. A programação terá início às 13h30, com a palestra inaugural de Iago França Lopes, intitulada "Diversidade e Inclusão na Contabilidade", apresentada pela coordenadora do CRCPR Mulher, Rosemere Hayashi. Em seguida, Denisa Maria Borçato conduzirá uma discussão sobre "Assédio no Trabalho", trazendo informações para a conscientização dos direitos dos profissionais e a prevenção de situações de assédio no ambiente de trabalho, com a mediação de Marcia Ojido Hokama e apresentação de Elenice Cácia Bittencourt Teixeira. O terceiro painel, com Priscila Shran de Lima e Indiara Barbosa, explorará a interseção entre a "Profissão Contábil e a Política", examinando como essas duas áreas se relacionam e podem influenciar a carreira das mulheres na contabilidade. A apresentação ficará a cargo de Rosemeri Petzold, com mediação de Simone Vanni Soares. Por fim, o evento culminará com o tema "Protagonismo Feminino na Liderança", apresentado por Rosangela Angonese e mediado por Rosemere Hayashi. Será uma oportunidade de aprendizado e reflexão para todos os participantes.
A cidade de Cascavel sediou, no dia 6 de outubro, a sétima edição do tradicional Fórum do Terceiro Setor do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná. A programação teve início com a palestra do contador e integrante da Comissão CRCPR Terceiro Setor, Eder Souza, sobre os requisitos da escrituração e documentação contábil de entidades desse segmento conforme a ITG 2000 (R1). O advogado Juliano Lirani, que também integra a Comissão, abordou os "Impactos da Reforma Tributária no Terceiro Setor", explorando a revogação de isenções fiscais e suas consequências para essas organizações, bem como no Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD). O presidente do Sindicato dos Contabilistas de Cascavel, William Fischer, também integrante da comissão, encerrou a manhã com uma palestra sobre o "Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC)", detalhando o regime jurídico das parcerias entre Administração Pública e OSCs e a importância da atualização dos profissionais da contabilidade quanto à legislação.
As palestras foram mediadas pelo vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR), Nelson Zafra, que coordena a Comissão CRCPR Terceiro Setor.
Também na sexta-feira (6), o coordenador do grupo de trabalho, Nelson Zafra, e os integrantes William Fischer, Eder Souza e Juliano Lirani participaram de uma entrevista na rádio CBN Cascavel 93,9, durante a qual discutiram diversos aspectos relacionados ao 7º Fórum do Terceiro Setor. Eles abordaram a importância de as entidades organizarem seus setores contábeis e financeiros, bem como os aspectos jurídicos e a regularidade fiscal necessária para estabelecer relações eficazes com o poder público e conquistar recursos. Além disso, destacaram a relevância de entender as legislações específicas do Terceiro Setor.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.