ESPAÇO DA COMISSÃO CRCPR ENSINO PARA DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PUBLICADOS EM PERÍODOS DO SEGMENTO

Similaridade dos Principais Assuntos de Auditoria: uma análise por meio de Clusters

“Uma pesquisa recente conduzida por acadêmicos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) analisou as similaridades nos Principais Assuntos de Auditoria (PAA) relatados por empresas listadas na B3, trazendo à tona questões cruciais sobre a eficácia e a originalidade das práticas de auditoria no Brasil. O estudo, publicado na Revista de Contabilidade e Controladoria, investigou 1.370 observações de companhias ao longo de um período de seis anos, de 2016 a 2021, utilizando a técnica de análise de clusters para entender os fatores que influenciam essa similaridade.

Os PAA foram introduzidos nos relatórios de auditoria com o objetivo de fornecer informações adicionais que ajudem os usuários a compreenderem melhor as demonstrações financeiras das empresas. No entanto, a pesquisa revelou que há uma similaridade média de 73% nos PAA divulgados ao longo dos anos, o que levanta dúvidas sobre a utilidade dessas informações para o mercado. Empresas menores, menos rentáveis e que pagaram honorários mais altos de auditoria apresentaram maior similaridade em seus PAA. Por outro lado, companhias auditadas por firmas Big Four, sem opinião modificada no relatório de auditoria e com comitê de auditoria constituído, mostraram menor similaridade desses assuntos.

Esses achados sugerem que, embora os PAA tenham sido criados para oferecer uma visão mais detalhada e específica da auditoria, a repetição de assuntos pode diluir seu valor informacional. Isso desafia os auditores e os reguladores a reconsiderarem como esses relatórios são elaborados e utilizados.

A pesquisa contribui para uma discussão mais ampla sobre a relevância da divulgação dos PAA, questionando se a similaridade desses assuntos ao longo do tempo realmente serve aos interesses dos usuários das informações financeiras. Além disso, oferece insights valiosos para auditores que buscam aprimorar a qualidade e a especificidade das informações divulgadas.”

Autores:

Conheça o estudo na íntegra:

Artigo publicado na Revista de Contabilidade e Controladoria da Universidade Federal do Paraná. Disponível em:

O teor das informações e opiniões manifestadas nesta página são de inteira responsabilidade dos autores e não necessariamente refletem posições do CRCPR.

AReprodução permitida desde que citada a fonte.