eSocial: palestras gratuitas em Curitiba, Cascavel, Ponta Grossa, Foz e Londrina
Estreia em Curitiba, no próximo dia 20, com duas edições, nova palestra gratuita sobre o eSocial. Na capital, a primeira turma já está lotada, mas ainda há vagas para a apresentação da tarde, na sede do CRCPR. Em janeiro, o evento será realizado ainda em Cascavel, dia 22, e Ponta Grossa, dia 24. No mês de fevereiro, chega a Foz do Iguaçu, dia 7, e Londrina, dia 11. As inscrições estão abertas no site do CRCPR. A participação é condicionada à doação de alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis ou leite em pó, conforme a cidade.
A palestrante, Viviane Rigloski, é instrutora de cursos da IOB Folhamatic EBS. Atua há 10 anos no atendimento e treinamento para uso de software. É graduada em Administração de Empresas pela FACECLA; especialista em Desenvolvimento Gerencial pela Universidade Positivo; consultora independente na área de RH e implantação de sistemas.
Voltado a profissionais da contabilidade, estudantes de Ciências Contábeis e funcionários de empresas contábeis, o conteúdo programático da palestra abordará o conceito e o objetivo do eSocial, a carga inicial de dados, eventos periódicos e não periódicos, prazos e forma de envio dos dados, o fluxo de informações e os processos necessários para alimentar o programa.
O eSocial é uma ferramenta do Governo Federal que deve ser adotada por todos os empregadores para os eventos ocorridos a partir da competência de janeiro de 2014. A coleta integrada de informações sobre os vínculos trabalhistas, através do eSocial, permitirá à Receita Federal do Brasil, ao Ministério do Trabalho e Emprego, ao INSS e à Caixa Econômica Federal, sua utilização para fins previdenciários, fiscais e de apuração de tributos e do FGTS.
As empresas tributadas pelo Lucro Real serão as primeiras a efetuar o cadastramento de trabalhadores, de janeiro a abril. A partir de maio será obrigatório o lançamento da folha de pagamento, eventos trabalhistas e apuração de tributos (FGTS, IR/Fonte e outras informações). E, a partir do mês de julho, a substituição da GFIP. Os microempreendedores individuais e pequenos produtores rurais terão que implantar o eSocial entre os meses de julho a setembro, assim como as empresas tributadas pelo Lucro Presumido e empresas do Simples Nacional.