Ausência de documentos, falta de comprovação da autenticidade dos responsáveis pelas empresas, preenchimento incorreto dos formulários online. Estes são alguns dos erros que os profissionais de contabilidade vêm cometendo ao dar entrada em protocolo na plataforma Receita-PR, da Receita Estadual do Paraná.
O alerta é da delegada regional do órgão, Suzane Aparecida Gambetta,que convocou uma reunião nesta quarta-feira, 2, com representantes das entidades contábeis do Paraná, para buscarem em conjunto uma solução para esse problema, que vem ocasionando retrabalho, demora na liberação dos protocolos e, até, indeferimento de pedidos.
Gambetta explicou que o fechamento de cerca de 20 agências da Receita Estadual no Paraná nos últimos meses provocou uma intensa migração de usuários para a plataforma e, com isso, os problemas começaram a surgir.
Os técnicos da Receita Estadual sugeriram que os empresários contábeis orientem seus colaboradores e clientes para que façam seus protocolos de forma correta, a fim de agilizar os processos. “Não adianta protocolar um pedido se não estiver completo. O preenchimento correto com o atendimento às exigências resolve cerca de 90% do problema”, afirma Marcio Pacheco, chefe da agência da Receita Estadual em Curitiba, ao destacar que muitos usuários cometem erros básicos, como falta de assinatura digital ou reconhecimento de firma. “Um trabalho malfeito gera outras demandas e incorre em atrasos”, conclui.
O presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, sugeriu que a Receita experimente novas formas de comunicação para essas questões pontuais, como por exemplo a gravação de um vídeo com o passo a passo do acesso à plataforma.
O presidente do SESCAP-PR, Alceu Dal Bosco, destacou a agilidade com que a Receita Estadual se adaptou às mudanças e está conduzindo as inovações no universo digital. “A Receita fez um trabalho excepcional durante essa pandemia, implementando todo o sistema e, com isso, deu uma resposta imediata à comunidade contábil e empresarial”, disse. Ele também apresentou sugestões de melhoria enviadas por associados do SESCAP-PR, no sentido de facilitar a comunicação entre a Receita e os contadores, como a necessidade de utilizar a assinatura digital, que dá mais confiabilidade e segurança no trabalho.
Segundo Jochem, ficou estabelecido que o grupo se reunirá novamente em breve para delinear estratégias de comunicação para levar a informação necessária aos profissionais da contabilidade, a fim de reduzir os erros e melhorar o trâmite dos processos digitais para todos os envolvidos.
Participaram da reunião Suzane Aparecida Gambetta Dobj, delegada regional da Receita Estadual; Ezequiel Rodrigues dos Santos, auditor fiscal; Marcio Pacheco dos Santos, supervisor da 1º DRR e Sandra, auditora. As entidades estavam representadas por Laudelino Jochem (presidente do CRCPR); Alceu Dal Bosco (presidente do SESCAP-PR); Juarez Morona (presidente do Sicontiba); Paulino José de Oliveira (presidente da Fecopar) e assessores das entidades.
Com informações e foto do Sescap-PR